10 piores erros que um churrasqueiro deve evitar

Você já ouviu dizer que o erro é parte importante do aprendizado? Sim, em todos os sentidos, aprender com os erros faz parte, teoria essa que pode ser bastante aplicada na vida de um churrasqueiro. Em regra, quem toma atitude corre mais riscos do que pessoas que não assumem nenhuma posição. Diante disso, um bom piloto de churrasqueira está sujeito a acertar ou errar no preparo de suas carnes.

Pois bem, para ajudar a identificar falhas que podem ocorrer em um bom churrasco, listamos os 10 erros mais comuns cometidos por churrasqueiros e que podem ameaçar o desempenho do evento. Fique atento e evite deslizes para sempre realizar reuniões sensacionais!

  • Errar no cálculo de carnes

Calcular errado a quantidade de carne, seja para mais ou para menos, é um erro fatal para qualquer churrasqueiro. Cuidado também para não desperdiçar as peças, assando um volume maior do que o necessário. Por outro lado, fique atento para não calcular menos cortes do que deveria, atitude essa que pode acabar com seu churrasco. Afinal, existe situação mais chata do que deixar seus convidados insatisfeitos?

  • Escolha das cortes ruins

Saber selecionar quais carnes vão para a churrasqueira é tarefa simples, desde que você entenda sobre os tipos de cortes e quais deles vão agradar mais seus convidados. Escolher peças que sejam “mais do mesmo” também podem fazer com que seu evento ganhe rótulo de monótono e previsível.

  • Usar álcool líquido

Acender a churrasqueira pode ser óbvio para um bom churrasqueiro. Mas vale lembrar de um erro comum nesse caso: o uso do álcool líquido. Esse tipo de produto costuma fazer muita chama e não dura o tempo suficiente para um bom churrasco. Evite sempre.

  • Carvão úmido

Antes de começar seu evento, certifique-se de não errar nesse quesito. Carvão úmido não pega fogo. Imagina os convidados verem que você não está conseguindo acender a churrasqueira? Passe longe dessa situação!

  • Cortes mal elaborados

Não adianta a carne ser boa se você não sabe a melhor maneira de cortá-la. Um erro que pode acontecer, por exemplo, é o churrasqueiro cortar uma picanha em bifes muitos finos. Independente se é para grelha ou espeto, vale o mínimo de 2 dedos de largura para cada fatia. Fique de olho também no sentido das fibras.

  • Temperar com antecedência

Muitas vezes, queremos aproveitar 100% nosso churrasco, não é mesmo? Mas nada de otimizar o tempo temperando a carne com antecedência. Dessa forma, ela perde água e sabor facilmente.

  • Muito sal grosso

Não encha a carne de sal grosso. Criar uma camada grossa de sal pode acabar com o gosto da carne e, por consequência, ameaçar a reputação de seu evento. A peça pode salgar demais, desidratar, perder sabor e afastar seus convidados. Ninguém quer esse resultado, certo?

  • Assar a picanha sem considerar a gordura

O churrasqueiro mais distraído pode esquecer e deixar para baixo a gordura da picanha. O lado da gordura influencia diretamente no sabor e maciez. Não se esqueça também de sempre manter a gordura na picanha no momento de assá-la. Sem ela, a carne perde sabor e suculência.

  • Mexer na carne durante o preparo

Sem ansiedade! Mexer na peça enquanto ela está assando pode prejudicar o sabor da peça. Mesmo se os convidados estiverem ansiosos, evite mexer, cutucar, cortar ou furar o corte enquanto ele assa. Lembre-se: o apressado come cru.

  • Escolher o fornecedor errado

Escolher cortes bons e comprar em qualquer lugar, é igual fazer decisões certas na hora errada. A melhor maneira para escolher peças de qualidade é confiando no fornecedor. Procure locais especializados, com profissionais qualificados e apaixonados por carne.

 

Segundo provérbio chinês, “não importa quantos passos você deu para trás: o importante é quantos passos você vai dar para frente”. Pois bem, se algum desses erros já te proporcionou aprendizado na churrasqueira, valeu a pena! Agora, se você nem se quer chegou a cometer alguma dessas falhas, aproveite as dicas para evitar danos no seu churrasco. Afinal, somente com dois itens básicos um especialista se torna referência: prática e conhecimento. Diante disso, unir informações sobre carnes, exercendo ainda sua prática como churrasqueiro, é a certeza de que suas reuniões serão memoráveis. Na página das Seleções da Sociedade da Carne, você pode encontrar cortes de qualidade que sozinhas, já garantem o êxito de seu evento. Garanta a seu churrasco um nível sublime de qualidade!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *