4 principais formas de cortes de picanha

Além de possuir características muito específicas de sabor, maciez e suculência, a “Rainha dos Churrascos” ainda pode ser cortada de diferentes formas. Conheça os cortes de picanha mais comuns e aproveite melhor essa peça.

Queridinha entre os amantes de churrascadas, a picanha é a “Rainha do Churrasco” brasileiro. Localizada no início do coxão duro do boi, a picanha possui sabor, maciez e suculência características. Afinal, sua famosa gordurinha garante, não só essas características, mas faz desse corte preferência de nove entre dez participantes desse tipo de evento. Por isso, é difícil imaginar algum evento sem uma picanha, não é mesmo?

Mas, você sabe quais são as formas de cortes de picanha mais comuns para serem assados? A fim de garantir que você aproveitará o máximo que essa carne pode oferecer, listamos os 4 principais cortes de picanha realizados em uma churrascada. Por isso, deixe a churrasqueira acesa, prepare os espetos e a grelha, e amole bem a faca. Seu churrasco com picanha começa agora!

Antes de falar de cortar…

É bom lembrar que para realizar qualquer corte de carne, é preciso identificar qual é o sentido da fibra. No caso da picanha, os cortes são sempre feitos contra a fibra. Outro ponto importante é procurar cortar a picanha com dimensões parecidas. Afinal, se eles tiverem medidas muito diferentes, os momentos de assar serão diferentes.

Com isso em mente, vamos as formas de cortes de picanha mais famosas para assar!

  • Inteira

Ao escolher essa forma, a peça levará cerca de 40min para ficar no ponto para mal passada. Ao temperá-la, uma sugestão é realizar cortes na gordura em uma direção e outros, no sentido contrário, tudo para o sal e o suco da própria gordura entrarem melhor na peça. Você também pode realizar esses cortes com a faca na própria grelha, porém, com ela a uma distância de 40cm do fogo.

  • Bifes na grelha

Talvez essa seja a forma mais clássica de cortes de picanha. Cortados a normalmente a uma espessura de 3cm (ou dois dedos), assar bifes de picanha na grelha é a maneira mais comum de se preparar nos churrascos caseiros.

  • Bifes no espeto

Também cortados a uma espessura de 3cm, os bifes são colocados no espeto e, após o sal ter sido acrescentado, tudo é levado à churrasqueira. Nessa forma de corte de picanha, é bom lembrar de espetar os bifes sempre com a gordura para o lado de fora do espeto.

  • Meia lua ou medalhões

Muito comum em restaurantes e churrascarias, o corte meia lua nada mais é do que a picanha cortada em bife, porém, de maneira mais grossa (cerca de 5cm) e colocada em espetos com a gordura sempre do lado de fora. Ela é cortada como se estivesse sendo “descascada”, maneira essa que é a mais comum em churrascarias.

De fato, o reinado da picanha nos churrascos brasileiros será muito, muito longo. No entanto, o que muitos esquecem é que existem outros tipos de cortes de picanha nobres, tais como a de Angus e a de Brangus, e a de outros países, como Uruguai e Argentina. Na Sociedade da Carne, você tem acesso a essas e muitas outras carnes Premium. Confira as Seleções que já tivemos e curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de nossas novidades!

Comentários

comentários

Um comentário em “4 principais formas de cortes de picanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *