5 dicas para manusear bem sua churrasqueira

Todo piloto de Fórmula 1 precisa ter dois aspectos essenciais para ser considerado bom. O primeiro é no que diz respeito ao conhecimento, seja mecânica, aerodinâmica ou sobre o próprio carro. Afinal, é ele quem vai sugerir mudanças, ajustes e apontar o que precisa ser feito para que o carro fique do jeito que ele quer. O segundo são as habilidades na hora de pilotar o próprio veículo. Toda essa história de piloto e carro pode ser colocada no universo do churrasqueiro que, como bom condutor, tem na churrasqueira o carro para conseguir vitórias e mais vitórias com seu churrasco.

Separamos 5 dicas simples para que você, nosso estimado motorista, comande sua churrasqueira de uma forma honrosa. Pronto para ligar seu carro rumo ao churras impecável? Pé na tábua!

  • Nada de pressa

Churrasqueiro, não é porque algum convidado novo chegou a seu evento que você vai pegar carvão e sair jogando de qualquer jeito em cima da carne. Seu convidado pode estar com fome, mas com certeza vai preferir esperar um pouco mais para comer uma carne de qualidade do que uma feita às pressas que, nesse caso, vai prejudicar a qualidade de seu churrasco. Por isso, calma! Tire a grelha e os espetos para o lado, espalhe o carvão novo em cima da brasa para que ele entre em combustão da maneira certa e só depois volte com as carnes.

  • Não seja um bombeiro

Molhar sua brasa para conter algum “fogo rebelde” é errado. Isso é sinônimo de que você não tem o domínio pleno da churrasqueira, muito menos do assunto churrascadas. Nesse caso, o certo é fazer o simples: levantar a grelha e/ou movimentar as carnes para fora do fogo.

  • O ar merece espaço

Ao ver que sua brasa já está boa e precisa ser alimentada, não empilhe carvão em sua churrasqueira. Isso não é interessante, uma vez que a brasa considerada ideal precisa (e muito) de ar circulando entre ela para ficar mais tempo viva. Por isso, aqui a dica é uma só: espalhe bem o carvão por toda ela. Isso garantirá a saúde da sua brasa de um modo único!

  • Toda carne tem espaço

Cada carne tem uma característica, o que leva a concluir que cada uma tem um tempo de grelhar. Sendo assim, não se esqueça de deixar uma área de sua churrasqueira com o calor mais intenso para cortes com espessura menor e que assam mais rápidos. A mesma lógica funciona para cortes que demoram mais para grelhar, como costela, por exemplo, que precisa de um calor menos intenso.

  • Todo tempo conta!

Lembre-se que depois da brasa controlada e dos cortes na grelha, todo minuto conta para o resultado de sua churrascada ser bom ou não tão legal. Isso não quer dizer que você precisa ficar mexendo no fogo todo tempo. Dê tempo para que ele faça o trabalho. Afinal, no seu churrasco, a estrela é sempre a carne, portanto ela é a única que deve ser foco da sua atenção na hora do manuseio.

Assim como todo bom piloto, o churrasqueiro precisa tratar o seu carro (no caso, a churrasqueira) como uma extensão de seu corpo e conhecimento. Saber controla-la e ter um domínio completo para guiá-la durante o churrasco é essencial para que seu evento seja sempre vencedor. Então, todo e qualquer tipo de dica é importante para que você, como comandante, tenha cada vez mais domínio sobre a sua máquina. Curta nossa página no Facebook para ter acesso a mais dicas e compartilhar suas informações com churrasqueiros que, assim como você, buscam ser comandantes cada vez melhores!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *