5 dicas simples para comprar as melhores carnes para churrasco

Algumas características dos cortes ajuda a escolher as melhores carnes para churrasco.

Final de semana chegou, que maravilha! Depois de dias corridos, reunir os amigos em sua casa e dar aquela relaxada à base de um delicioso churrasco é reconfortante. Para garantir uma experiência gostosa a todos, é importante escolher cortes de qualidade. Mas quais são as características das melhores carnes para churrasco?

Embalagem

Geralmente, as melhores carnes para churrasco são embaladas a vácuo. Além de garantir um nível de maturação maior ao corte (o deixa mais macio), essa embalagem ainda permite que você possa conferir a data de validade, procedência e aparência.

Maturação

Por falar em maturação, esse quesito é importante porque garante carnes mais macias. Trata-se de um processo enzimático natural em que a peça é submetida a condições de temperatura apropriadas para seu amaciamento. Cortes com ossos devem ter maturação de 12 dias e as sem osso de 21 dias.

Grau de marmoreio

Esse é um dos fatores mais importantes das melhores carnes para churrasco porque indica animais com boa genética. Trata-se da gordura entremeada que derrete durante o processo de preparação da carne, deixando-a mais suculenta, saborosa e macia. Portanto, prefira as carnes com alto grau de marmoreio.  Para identificá-lo, basta verificar a quantidade de fibras brancas que existem na peça.

Maciez

Obviamente, as melhores carnes para churrasco não são nem um pouco duras. Elas são macias, dignas daquela expressão “desmanchar na boca”. Para verificar a maciez de um corte na hora da compra, você deverá apalpá-lo. Priorize sempre uma peça que também “desmanche” em seus dedos. Afinal, carne boa é aquela que não precisa da adição de amaciante para ficar macia, certo?

Cor

Mais um elemento muito importante, a cor vermelha é característica que distingue as melhores carnes para churrasco. Ela indica a qualidade do corte e revela se ele está ou não exposto há muito tempo no ponto de venda.

Gordura

Se quiser servir carnes com capa de gordura em seu churrasco, como é o caso da picanha, maminha e contrafilé, escolha peças que apresentem uma capa grossa e sem falhas. Isso significa que o animal foi bem tratado durante o período de confinamento e garante um corte de qualidade.

Frigorífico

Verificar a procedência do corte é fundamental no momento da escolha. Cheque se o frigorífico de origem obedece a padrões de qualidade. Também é importante ficar atento à raça do animal. Angus, Brahaman e Brangus são algumas das raças nobres que recebem tratamento especial. Por isso, produzem peças com alto grau de marmoreio, o que representa mais suculência, sabor e maciez no seu churrasco.

 

Ao se atentar a todas essas informações, certamente, você conseguirá escolher as melhores carnes para seu churrasco! Se não quiser ter trabalho para procurar cortes com essas especificações, entre agora mesmo para a Sociedade da Carne. O primeiro e maior clube de churrasco do Brasil seleciona cortes de qualidade e os entrega todos os meses na casa dos associados. É mais comodidade para a realização do seu churrasco. Acesse nosso site e saiba mais!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *