A churrasqueira perfeita: conheça as vantagens e desvantagens de cada modelo

Ter um equipamento adequado, que proporcione churrascos memoráveis, é tão importante quanto os outros itens de um churrasco. Atualmente, existem diversos tipos de churrasqueiras no mercado. Para que possa entender as diferenças entre elas e decidir qual a melhor para você, listamos as principais e suas características. Confira e prepare-se para encontrar a churrasqueira perfeita!

 

Carvão

Modelo que agrada muitos churrasqueiros, a churrasqueira a carvão é a mais tradicional. Ela pode ser encontrada em formatos fixos ou portáteis e, geralmente, é utilizada em espaços abertos. Para ser utilizada em locais fechados, é necessário que a churrasqueira tenha uma tubulação específica para saída de fumaça.

 

Gás

Equipamento prático e que, quando utilizado com cortes com pouca gordura, exalam pouca fumaça. É uma opção bem funcional, já que pode assar vários tipos de carnes. A churrasqueira a gás oferece ainda a facilidade de controlar a temperatura da grelha. Basta apenas que você bastando apenas girar um botão para aumentar ou diminuir o calor gerado pelos queimadores. Assim como a churrasqueira a carvão, esse modelo pode ser fixo, necessitando de coifa com tubulação, ou portátil.

 

A bafo

A churrasqueira a bafo é ideal para preparação de cortes que necessitam de pouco calor e maior tempo de preparo, como costelas, brisket (peito) e cupim. Considerando que a tampa concentra fumaça, esse modelo é muito utilizado com madeiras específicas para defumar a carne. Os modelos a bafo, geralmente, são portáteis.

 

Elétrica

Muito utilizada por churrasqueiros que não possuem muito espaço para realizar churrascos, a churrasqueira elétrica é indicada para ser utilizada em ambientes internos, pois não produz quase nada de fumaça. Isso é possível porque a maioria dos modelos possuem uma bandeja de água para coletar a gordura que pinga da carne. Geralmente portátil, esse modelo pode ser um bom quebra-galho. Porém, o equipamento limita seu churrasco a cortes porcionados e bifes com espessura mais fina, já que peças grossas são mais difíceis de serem assadas nesse modelo de churrasqueira.

 

Todas essas churrasqueiras podem ser encontradas facilmente e a sua escolha dependerá do local em que será instalada e das suas preferências como churrasqueiro. Seja qual for a sua decisão, o importante é entender a diferença entre elas e encontrar a que fará seus churrascos serem ainda mais especiais. Afinal, ser um especialista nesse evento é mais do que entender de preparos de carnes. Ter os equipamentos ideais também conta em sua performance no evento. Confira também outros acessórios essenciais para churrasco que você precisa ter!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *