Como afiar suas facas para churrasco

Deixar suas facas para churrasco perfeitas para um papel impecável no evento passa diretamente pelos métodos, e a forma que você escolhe para afiá-las. Conheça as principais formas e deixe suas “espadas” perfeitas para o combate!

Assim como a Excalibur, lendária espada do Rei Arthur e a mais famosa de todos os tempos, a faca para churrasco ajudará a determinar o quanto você é uma referência no assunto. Afinal, o churrasqueiro que tem uma espada cega, com certeza não será reconhecido nunca. Isso porquê a ferramenta ideal é aquela que realiza o corte perfeito e que, ao deslizar pela carne, realiza cortes precisos, sem prejudicar a peça. No entanto, afiar perfeitamente demanda conhecimento por parte do piloto da churrasqueira, ainda mais com as diversas maneiras de deixar as facas para churrasco prontas para preparar um banquete.

Sendo assim, listamos para você as principais maneiras e o jeito correto para afiar sua faca em cada uma dessas formas. Tire sua faca da bainha e prepare-se para afiá-la como nunca!

Posição para a afiação

Independente da forma escolhida por você para afiar suas facas para churrasco, é importante ter em mente a posição e o jeito que a lâmina precisará ser deslizada. Se o ângulo for muito grande, o fio da lâmina será removido. Por isso, a posição correta para a faca ser afiada é a seguinte.

Método 01: Pedra

Uma das formas mais tradicionais de afiação, a pedra é amplamente utilizada por churrasqueiros.

  • Molhe a pedra de afiar por cerca de 5 minutos. Esse procedimento é importante para que a faca não seja arranhada durante a afiação.
  • Normalmente, as pedras possuem dois lados, sendo que um é mais liso e o outro mais áspero. Normalmente, o lado utilizado é o mais liso da pedra.
  • A faca deve ser deslizada por toda pedra em um ângulo médio de 20°, cerca de três vezes para cada lado. Se sua faca para churrasco cortar a peça de carne em dois movimentos, ela está ótima!

Método 02: Chaira

Outra forma muito clássica de afiar facas para churrasco é com o auxílio de chairas. Este método requer um pouco mais de habilidade por parte do churrasqueiro.

  • Segure a chaira com a ponta para cima.
  • Deslize a faca (no ângulo de 20°) em movimentos de fora para dentro, por toda extensão da chaira.
  • Faça esse movimento nos dois lados da faca, garantindo o fio de toda a faca.

Método 03: Afiador

Essa opção auxilia churrasqueiros que não possuem tanta experiência com os dois métodos anteriores.

  • Encaixe a faca no afiador.
  • Com calma, deslize a faca para frente e para trás. Se o afiador for de boa qualidade, ele deixará sua ferramenta pronta em poucos movimentos.

Método 04: Esmeril

Vale lembrar que este método exige maiores cuidados e habilidade por parte do churrasqueiro.

  • Assim como a pedra, é preciso passar algo na lâmina da máquina para que não risque a faca. Nesse caso, pode ser óleo lubrificante.
  • Ligue a máquina e coloque a faca em um ângulo de 45° na lâmina do esmeril.
  • Da base até a ponta, movimente a faca pelo esmeril.
  • Faça esse procedimento cerca de quatro vezes.
  • Repita o mesmo processo do outro lado da faca.

Método 05: Na caneca

Se você não tiver nenhuma das opções acima, uma forma mais improvisada para afiar é usando uma caneca de cerâmica. Faça desse jeito:

  • Vire a caneca de cabeça para baixo.
  • Raspe a lâmina da faca no ponto da caneca que a cerâmica é aparente.
  • Faça o procedimento de raspagem várias vezes, dos dois lados da faca.

As facas para churrasco devem ser tratadas com carinho por seu dono. Afinal, uma faca sem fio prejudica a forma, integridade e qualidade da carne. Ao se tornar sócio do Clube do Churrasco, você terá a oportunidade de utilizar suas ferramentas em cortes nobres que, de tão macios, deixarão o seu trabalho (e o de sua faca para churrasco) muito fácil! Conheça mais sobre a Sociedade da Carne e torne-se membro de um clube que honra as espadas do churrasqueiro, tornando cada churrasco um evento glorioso e épico!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *