Como escolher carne de qualidade analisando 6 características

Como escolher carne de qualidade analisando 6 características
Saber identificar a qualidade da carne no momento da compra é determinante não só para seu paladar, mas para o sucesso do seu churrasco! Como escolher carne para o churrasco? Veja os elementos que compõem um corte de qualidade para acertar na escolha.

Veja os elementos que compõem um corte de qualidade para que assim, você acerte na compra da sua carne. Fatores como textura, cor e até sangue fazem toda diferença. Portanto, fique de olho e vamos às compras!

Como escolher a carne pela COR

A cor vermelha é indicativa de qualidade da carne. Por outro lado, se o corte tiver uma coloração escura e opaca, é um mau sinal. Isso indica problemas na refrigeração da gôndola ou até mesmo que a peça está há muito tempo no ponto de venda.

Como deve ser a GORDURA

Para o churrasqueiro que quer garantir um evento de sucesso, a gordura deve ser levada em conta no momento da compra. Ela deve ser amarelo-clara, semelhante à cor da manteiga. Caso apresente uma coloração amarelo-escura é sinal de que o animal era muito velho, o que é ruim e influencia diretamente no gosto da carne.

Como escolher a carne pelo MARMOREIO

No dicionário do churrasqueiro, marmoreio é o acúmulo de gordura intramuscular na carne. Quanto mais traços brancos tiver, maior a suculência e maciez do corte. Prefira, portanto, peças que tenham boa qualidade de marmoreio. Seus convidados agradecerão!

Como escolher a carne pela TEXTURA

Outro aspecto de uma carne boa para churrasco é sua textura. Para garantir a qualidade desse fator é preciso verificar se o corte está macio. Corte duro? Não serve para o seu churrasco!

MATURAÇÃO da carne

Peças embaladas a vácuo geralmente passam por um processo de maturação, o que proporciona mais maciez aos cortes. Mas fique atento ao período de maturação, que deve ser de 12 dias para carnes com osso e 21 dias para as sem osso.

Como saber se a carne é boa pelo SANGUE

O sangue também deve ser avaliado na escolha da carne para churrasco, principalmente as embaladas a vácuo. Se tiver muita quantidade na embalagem significa que a peça não foi armazenada de forma correta e, por isso, já está perdendo seus sucos.

BONUS para você escolher as melhores carnes

Como escolher a PICANHA?

Vai ter picanha no seu churrasco? Essa carne pede atenção em dois pontos: grau de marmoreio e peso. A capa de gordura deve ter uma boa espessura, sinal de que o animal foi bem alimentado e que a carne é de boa qualidade.

Já sobre o peso, muito se discute qual é o correto – alguns dizem que o corte não deve passar dos 1,100kg, pois pode conter coxão duro. O fato é que o peso pode variar de acordo com o tamanho do animal que foi abatido. É possível encontrar peças de até 2kg e que são 100% picanha!

Uma dica bacana para se certificar do que vem na sua picanha é ver o formato dela. Quanto mais triangular for, menos chance você tem de levar uma parte de coxão duro. Outra sugestão é apalpar a peça e identificar as famosas “três veias”. Depois da terceira, pode ter certeza: é coxão duro.

Como escolher os CORTES para o churrasco?

Cortes nobres recebem esse rótulo justamente pela sua qualidade, que eleva o patamar de qualquer churrasco. Eles apresentam alto grau de marmoreio, textura, maciez, coloração e maturação.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!!

Associe-se ao Primeiro Clube de Carnes Nobres do Brasil e garanta as melhores carnes nobres sem preocupação!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *