Como limpar a grelha do churrasco – Aprenda 4 técnicas

Ver a sua área de fazer churrasco pronta para uma nova confraternização é muito bom, não é mesmo? Para que ela esteja sempre perfeita para uso, é importante realizar a limpeza de todos os objetos utilizados. Como isso pode ser um tanto trabalhoso, trouxemos algumas técnicas de como limpar a grelha do churrasco, uma das principais peças, com mais facilidade. Continue conosco!

Escova de aço

Fáceis de achar em lojas de material de construção, as escovas de aço são aliadas importantes na limpeza da grelha. Com o utensílio ainda aquecido ou após aquecê-lo para amolecer a gordura excedente, você deve esfregar a escova de aço na grelha a fim de desgrudar resíduos de alimento e gordura. Depois, passe um papel toalha embebido em óleo vegetal no objeto, esfregue novamente a escova e, por fim, lave-o com água e sabão.

Pão francês amanhecido

Com o mesmo propósito da escova de aço, o pão francês amanhecido (bem duro) deve ser friccionado contra a grelha. Além de remover os resíduos por meio do atrito, ele ainda absorve a gordura e facilita a limpeza final com água e sabão.
Não esqueça de cortar o pão para que a parte interna seja usada na higienização.

Detergente desengordurante

Caso ela esteja muito suja e a gordura já esteja bem endurecida, o recomendado é usar um detergente desengordurante alcalino. Borrife o produto na grelha (de preferência, quente) e passe uma esponja para finalizar a limpeza. Esse produto é muito eficiente na remoção da gordura, de fácil aplicação e há muitas opções disponíveis no mercado.

Tijolo

Pode soar estranho, mas o tijolo é um excelente recurso para limpar a grelha. Com o apoio de um detergente, você deve esfregá-lo na grelha para remover todos os resíduos de carne e gordura que estiverem nela. Após isso, jogue água. Este método é bastante interessante por ser bem barato e prático!

Vinagre e bicarbonato de sódio

Essa dupla pode ser muito útil na limpeza de diferentes superfícies, inclusive em grelhas. Deixe a grelha queimar toda a gordura excedente no fogo e, então, coloque-a para esfriar por alguns minutos. Aplique uma camada de bicarbonato de sódio sobre ela e, após alguns minutos. borrife vinagre branco e use uma escova de aço para esfregar a região.
Faça o procedimento até a grelha estar limpa e finalize lavando-a com água e detergente.

Dicas extras

Como você pôde ver, não é difícil manter sua grelha limpa. Como dicas extras, destacamos a importância de lavá-la assim que o churrasco for finalizado, para que a sujeira não grude nela e dificulte a higienização.
Além disso, enquanto a grelha estiver quente, é mais fácil remover todas as impurezas. Por fim, não esqueça de secá-la bem antes de guardá-la para evitar que a peça enferruje.
Quer mais dicas sobre utensílios para churrasco? Baixe o Guia do Churrasco da Sociedade da Carne e veja várias dicas para fazer um churrasco perfeito!

Comentários

comentários

3 comentários em “Como limpar a grelha do churrasco – Aprenda 4 técnicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *