Dê um toque gourmet ao seu churrasco de fim de semana

Veja dicas e sugestões de como realizar um churrasco gourmet e transformá-lo em uma experiência única para seus convidados!

Uma das maiores paixões nacionais, o churrasco evoluiu e a forma com a qual o brasileiro o enxerga também. Nos dias atuais, é cada vez mais comum ver o churrasqueiro investir em cortes mais nobres, a fim de oferecer uma experiência diferente e única para seus convidados. Definitivamente, o chamado churrasco gourmet vem tomando conta dos finais de semana do brasileiro.

Mas afinal, o que sua churrascada precisa ter para ser considerada gourmet? O que caracteriza esse tipo de evento? Separamos algumas dicas para você dar um toque gourmet a seu churrasco de fim de semana. Um novo conceito começa agora!

O que é um churrasco gourmet?

O dicionário define gourmet como produtos de elevada qualidade para uso culinário. Sendo assim, um evento gourmet prioriza a utilização de materiais que sejam de primeira. Para que um evento seja considerado “gourmetizado”, é preciso se preocupar com:

  1. Temperos
  2. Carnes
  3. Acompanhamentos
  4. Bebidas

Tempero: o toque especial

Importante para o universo gastronômico em geral, o tempero também é relevante na churrascada. Nesse caso, o simples é essencial: sal grosso. Você ainda pode bate-lo no liquidificador com um pouco de pimenta moída.

Outros temperos interessantes são a Flor de Sal e o alho negro. Utilizado somente para finalização, a Flor de Sal é um sal marinho com mais sabor e mais delicado que o sal grosso comum. Já o alho negro é submetido a um envelhecimento e fermentação diferentes do alho comum, o que dá a ele sabor, odor e textura diferentes.

Por fim, investir em molhos também é uma boa pedida, tais como barbecue, chimichurri, mostardas, de alho e até chutneys de cebola.

Carnes: a protagonista

Ela ainda é a principal responsável por transformar uma churrascada. Busque sempre carnes nobres, tais como ribeye, short rib, picanha e strip sirloin, assim como outras peças como cowboy steak, bife ancho, T-bone, prime rib, porterhouse e bife de chorizo de raças como o Aguns, o Wagyu e o Hereford.

Outro ponto importante é investir em linguiças artesanais – elas possuem alta qualidade em sua matéria prima e uma fabricação diferenciada, com menos gordura que as industriais -, e carne de cordeiro, como o carré e a paleta, que são macias, com menos fibras e com sabor adocicado e leve.

Acompanhamentos: o “q” a mais

Importantes para um evento, os acompanhamentos são essenciais para harmonizar com a carne. Você pode optar por algo mais tradicional, como arroz, farofa, pão de alho, saladas e vinagretes. Aqui, o que deixará seu acompanhamento mais gourmet é como você vai prepara-lo e os ingredientes utilizados.

Sobremesas também podem ser exploradas. Se o dia estiver quente, prefira pratos gelados como sorvetes, mousses e gelatinas, assim como frutas que, além de serem leves, ainda auxiliam na digestão.

Bebidas: o fechamento do ciclo

Para finalizar um churrasco gourmet, as bebidas utilizadas são fundamentais, com destaque para dois tipos: cerveja e vinho.

Para as cervejas, busque as artesanais, como as Ales, Pale Ales, Weissbie, Dark Largers e até Pilsen. No entanto, procure buscar cervejas que harmonizem com carne vermelha. Já os vinhos aumentam a experiência, pois eles harmonizam muito bem com carnes vermelhas. Seja ele tinto, terrosos, branco etc., essa classe de bebida dará sensações diferenciadas para sua degustação.

Bebidas como caipirinhas de frutas e coquetéis, que podem ser feitos com ou sem álcool, também podem ser exploradas.

Churrasco é um momento que a alegria, amizade e amor reinam soberanas – por isso ele é considerado um dos eventos sociais mais queridos. No entanto, esse evento pode ser ainda mais proveitoso se ele for pensado como algo diferente a cada realização. A Sociedade da Carne ajuda você a transformar sua churrascada em algo único ao te oferecer, mensalmente, a chance de degustar uma carne nobre diferente. Conheça as seleções que já passaram por nosso Clube do Churrasco, dê um toque gourmet em seu evento e surpreenda seus convidados!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *