Duroc o Angus suíno. Que raça é essa?

Duroc, a raça que com melhoramento genético, criação e alimentação natural desenvolveu características especiais como marmoreio, mais saborosa e de melhor coloração.

Se você é apreciador ou apreciadora de carnes nobres, não pode deixar de ler esse post!

Panceta, picanha, short rib e ribeye suínos! Se você é como nós, amante de carnes de qualidade e não nega uma brasa rolando muito provavelmente já tenha degustado um desses cortes recentemente.

A verdade é que há algum tempo a carne suína vem ganhando força e destaque nos churrascos Brasileiros. Mas não é qualquer carne! É a carne de DUROC.

Que raça de porco é essa?

Esse ineditismo no burburinho dos churrascos pode fazer parecer que a raça é nova! Mas pasme! O primeiro registro de Duroc data de 1875! Você leu certo e não digitamos errado (risos) é 1875 mesmo!

Originária do Nordeste dos Estados Unidos e antigamente conhecida por Duroc Jersey, os animais que geraram a raça foram importados de Portugal e Espanha e também provenientes da raça “Red Berkshires” (nativos do condado de Berk, na Grã-Bretanha), todos os animais da cor vermelha o que gerou o vermelho clássico dos animais da raça.

Duroc, a raça que com melhoramento genético, criação e alimentação natural desenvolveu características especiais como marmoreio, mais saborosa e de melhor coloração.

O Duroc no Brasil

Quase 100 anos após o primeiro registro da raça, aconteceu a primeira importação para o Brasil. Em 1956 chegou o Duroc no Brasil, mais específicamente no Rio Grande do Sul, importado pela família Migliavacca. Rapidamente a raça estrangeira foi considerada a mais importante do Brasil.

Todas as raças que ganham o “selo” de qualidade passam por melhoramento genético constante. Com o Wagyu é assim, com o Angus e não seria diferente com o Duroc. Cada vez a raça é utilizada em cruzamentos para melhoramento genético com o objetivo 100% voltado à qualidade da carne.

Duroc Red Pork e a febre recente nos churrascos Brasileiros

Com todo o melhoramento genético trabalhado ao longo das últimas décadas, a criação e alimentação natural desenvolveu características de sabor, coloração e até marmoreio que fizeram com que passasse a ser chamado de Angus da Suinocultura e mais que isso que fosse reconhecido como MELHOR CARNE SUÍNA DO MUNDO.

No Brasil, a VPJ Alimentos lançou a marca DUROC RED PORK há pouco tempo e dentre os cortes mais recentes, lançou em fevereiro de 2021 o Sirloin Duroc Red Pork (que inclusive chegou no clube em Junho de 2021 através do Kit Extra). Uma linha que entrega a melhor qualidade do Duroc (maciez, sabor, suculência e versatilidade), com origem direto do produtor, não aleatoriamente vivemos essa febre -deliciosa- de Duroc nos Churrascos e Fogões Brasileiros.

Leia também: Tudo sobre Wagyu, a Louis Vutton das carnes Nobres

E você já provou? Conta aqui pra gente!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *