Flat Iron, que corte nobre é esse?

O corte que quebrou o mito de que apenas cortes de traseiro são nobres! Conheça o Flat Iron uma das mais macias e saborosas carnes de todo o boi.

Se é maciez e sabor que você procura para seu churrasco ou receita especial essa carne é para você!

Como assim carne de dianteiro é nobre?

Isso mesmo! *risos* Se você está começando agora sua aventura pelo maravilhoso mundo das carnes nobres, muito provavelmente tenha se surpreendido ao saber que: sim! carne de dianteiro também é nobre. Então escolhi começar por aqui nossa conversa!!

De onde vem a nobreza da carne?

Um corte considerado nobre é aquele de sabor, maciez e suculência superiores.

Dentre essas características cada parte do boi tem uma particularidade, cada músculo dada sua localização e característica nos entrega uma experiência diferente. Cada grupo muscular tem ainda diferentes formas de corte e é aí que nascem os Centros de Pesquisa e Desenvolvimento de Cortes, onde especialistas do mundo buscam novas experiências e novos cortes todos os dias.

Fato é que antigamente os animais de qualidade genética eram muito restritos, além disso a criação dos animais para fornecimento de carne também era muito diferente do que temos atualmente.

Cada vez mais os frigoríficos remuneram os criadores pela qualidade da carne e não apenas pelo peso, fazendo com que os criadores passem a investir em genética de qualidade e nos cuidados com manejo e alimentação dos animais, desta forma a carne que consumimos hoje é muito superior ao que tínhamos no passado.

Hoje sabemos que a nobreza da carne está mais vinculada à qualidade dela e sua procedência do que à parte do boi (e é exatamente aqui que entra a curadora da Sociedade da Carne).

Com esses avanços e pesquisas, cortes maravilhosos foram descobertos também no dianteiro do animal e a esse exemplo temos o Flat Iron, o Short Rib e também o Denver Steak que são cortes disputadíssimos nas casas especializadas em carnes de qualidade.

Mas o que é o Flat Iron?

O Flat Iron é um corte longitudinal do Shoulder ou raquete, uma peça retirada da paleta do boi, ao todo são retiradas duas peças compridas e finas.

Sua aparência lembra uma fraldinha porém com menos gordura mantendo ainda assim um ótimo marmoreio, já sua textura lembra um filé mignon o que a faz ser considerada uma das carnes mais macias de todo o animal. Já seu sabor… ah! seu sabor é incomparável.

Por se tratar de um músculo de maior esforço físico no boi, o Flat Iron tem alta irrigação o que traz para a carne um sabor único e muito especial. Se você procura um corte saboroso, considere o flat iron!

Como preparar o Flat Iron?

Na grelha é rápido jogo rápido. Sendo um corte fino e com pouca gordura basta selar bem os lados e ter atenção redobrada para que a carne não passe do ponto. O ponto ideal para consumo do Flat Iron é ao ponto para mal passado.

Em nosso canal do Youtube você pode conferir dicas de preparo da fraldinha fina ou Entranha Uruguaia que pode ser aproveitado para fazer seu Flat Iron na grelha!

Mas nem só de grelha nós vivemos e o Flat Iron é um corte que também vai muito bem no fogão! Se essa é sua pedida de hoje, anota a receita:

Receita de Flat Iron Steak na Chapa

  1. Em uma chapa bem quente, acrescente uma colher de sopa de manteiga para untar toda a superfície.
  2. Coloque o flat iron e deixe grelhar por 2 minutos de cada lado.
  3. Retire da chapa e aguarde 1 minuto para que o bife descanse antes de fatiar.
  4. Corte em fatias finas e tempere com Sal de Parrilla Ajinomoto®.
Flat Iron

Ja conhecia esse corte? Já provou?
Gostou dessas dicas?
Conta aqui pra gente!!

Ficou com vontade de experimentar esse corte delicioso? CLIQUE AQUI e conheça a Sociedade da Carne e tenha sempre as melhores experiências com Carnes Nobres.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *