Mude seu status: seja um churrasqueiro gourmet em 5 passos

A mentalidade do churrasqueiro evoluiu junto com o churrasco. Conheça os passos essenciais para tornar-se um anfitrião gourmet e saiba como proporcionar para suas visitas um evento inesquecível!

A arte de pilotar a churrasqueira, para muitos, é um dom. Saber o ponto certo da carne, como temperá-la, a forma de cortar e até entender o gosto dos convidados, estão entre os muitos talentos de um churrasqueiro. Porém, com a “gourmetização” sendo considerada cada vez mais nos eventos, as habilidades do comandante da churrasqueira também evoluíram. Afinal, o churrasco não pode ser encarado simplesmente como uma refeição, mas sim como uma experiência sem igual para os convidados.

Para deixar sua churrascada com esse rótulo, reunimos 5 passos importantes para que você se torne um churrasqueiro gourmet. Com toda a certeza, seus eventos não serão mais os mesmos.

Passo 1: Qualidade e não quantidade

Essa é uma das dicas mais importantes para que um churrasqueiro ganhe um novo status. Em um churrasco, o lado gourmet está na forma que ele é pensado. Sendo assim, em tudo o que for servido no evento, lembre-se: a quantidade nunca é mais importante do que a qualidade. Na carne, por exemplo, invista em cortes nobres e de alto padrão (falaremos mais sobre isso no Passo 4).

Passo 2: Atenção nos acompanhamentos

Em uma churrascada gourmet, os acompanhamentos desempenham um papel muito importante: aumentar a experiência que seu convidado terá com o corte. Você pode optar por acompanhamentos mais tradicionais – arroz, farofa, pão de alho, vinagretes e saladas -, porém, com ingredientes que os deixem mais incrementados. Sobremesas como sorvete, gelatinas e mousses, assim como frutas, também são uma boa ideia.

Passo 3: Preocupe-se com a entrada

Sabe aquela história de que “não se deve julgar um livro pela capa”? Pois bem, o churrasqueiro gourmet não deve levar isso em conta. Afinal, a entrada é importante e dará uma prévia de como será o evento. Sendo assim, uma boa dica é investir em linguiças artesanais e até mesmo petiscos, como coquetéis feitos com castanhas, damascos, amendoins, uvas passas etc.

Passo 4: Escolha carnes supremas

Não tem jeito: um evento assin nunca será gourmetizado se o corte escolhido for mais do mesmo. Por isso, você deve prezar não só por sua qualidade, mas também pelas novas sensações que eles irão proporcionar e, até mesmo, trabalhar com cortes menores. Invista sempre em carnes nobres, tais como ribeye, short rib, strip sirloin, cowboy steak, bife ancho e chorizo, T-bone, prime rib, porterhouse, kobe beef etc. Carne de cordeiro, como carré e a paleta, também são uma boa pedida.

Passo 5: Mais do que uma bebida

As bebidas são a “cereja do bolo”. Afinal, elas têm o papel de harmonizar com os cortes servidos, tornando assim a experiência gourmet completa – vinho e cerveja são os mais indicados para essa missão. Para as cervejas, opte pelas artesanais, como Ales, Pale Ales, Weissbie, Dark Largers e até Pilsen. Já para o vinho, escolha aqueles que combinem com carne vermelha, tais como tinto, terrosos, branco etc. Se preferir, ofereça também coquetéis, caipirinhas e drinks de frutas.

Encarar o churrasco como um momento social é primordial para que ele seja sempre agradável. Como anfitrião, o churrasqueiro deve prezar por isso, mas sempre visando ir além, a fim de tornar a churrascada uma experiência única, e o que será servido é essencial para esse objetivo. Com os cortes nobres da Sociedade da Carne, seus churrascos serão memoráveis e mostrarão às visitas uma nova forma de enxergar esse evento. Conheça as carnes que já passaram em nosso Clube e ganhe já o status de churrasqueiro gourmet!

Comentários

comentários

Um comentário em “Mude seu status: seja um churrasqueiro gourmet em 5 passos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *