Quais os tipos de bebidas indispensáveis em um churrasco?

O churrasco foi quase perfeito. Ótimos cortes foram escolhidos, os amigos se divertiram, a música foi certeira e os acompanhamentos cumpriram perfeitamente seu papel. Só que faltou alguma coisa para que o evento fosse perfeito: as bebidas, que são fundamentais para o sucesso absoluto desse momento. Se no churrasco as opções de bebidas forem mínimas, não agradarem a todos os convidados e ainda estiverem quentes, provavelmente a avaliação do seu evento não será boa.

Para evitar que qualquer tipo de problema aconteça, o churrasqueiro precisa ter em mente quais são as bebidas indispensáveis para este momento. E é para isso que criamos esse post! Nele, você encontrará quais são os principais tipos de bebidas que garantirão por completo o sucesso de seu churrasco.

Antes de iniciar o churrasco, é bom lembrar-se de:

  • Calcular a quantidade necessária de bebida. Faça uma lista com o número de convidados e considere o tempo médio de duração do evento para determinar a quantidade ideal de bebidas. No caso de cerveja, o ideal é cerca de 2 litros por pessoa (mais ou menos seis latas). Para quem não bebe, 500 ml de refrigerante e 400 ml de água por pessoa é o suficiente.
  • Gelar as bebidas com antecedência. Procure deixar todas no refrigerador/geladeira, pelo menos, 1 dia antes. Além disso, tenha sempre um cooler com gelo para os drinks e para gelar alguma outra bebida que esteja quente.

Cerveja: a companhia perfeita!

Ah, a boa e velha cervejinha. Junto com futebol e o próprio churrasco, essa é uma das principais paixões nacionais, não é mesmo? Para escolher as cervejas que irão fazer parte do seu evento, é importante saber quais as carnes que você irá servir. Por exemplo, quanto mais gorduroso for o corte, mais encorpada e alcóolica deverá ser a cerveja.

Outra dica muito legal é apostar em cervejas artesanais. Tipos que possuem alta fermentação, como as cervejas de trigo Sweet Stout e as Ales são perfeitas para oferecer aos convidados harmonizações e sensações muito legais.

Vinho: um toque de classe ao churrasco

Com objetivo similar ao das cervejas artesanais, um bom vinho oferecerá a seus convidados sensações muito interessantes. Para o churrasco, seja o corte magro ou gordo, a indicação é optar por vinhos tinto reserva. Já para carnes brancas, a dica é optar por vinhos brancos.

Caipirinha: um toque de brasilidade

Por muitos, a caipirinha é considerada o drink oficial das churrascadas. Para acertar nessa categoria, alguns pontos são interessantes:

  • Aposte sempre em receitas que incluem frutas cítricas, tais como maracujá, abacaxi e, é claro, limão.
  • Independente da bebida que você escolha (vodka, cachaça ou saquê), use sempre bebidas de boas marcas e que possuam qualidade acima de qualquer suspeita em seus drinks. No caso de cachaça, por exemplo, as artesanais saem na frente e surpreenderão até mesmo quem é adepto das Caipiroskas.

Whisky: bebida para o turno da noite

Por ter um sabor forte e encorpado, que ressalta o sabor da carne, o whisky é indicado para ser servido com cortes bovinos em churrascos. No entanto, por ser um tipo mais quente e forte, a bebida é mais indicada para ser servida durante a noite, por causa do clima mais fresco e agradável. O cálculo é cerca de uma garrafa para 10 pessoas.

Drinks e coquetéis: um belo plus

Essas bebidas podem ser feitas com uma infinidade de frutas, com ou sem álcool. A dica principal é: nada de drinks muito doces que vão leite, creme de leite ou leite condensado. O doce demais não combina com as carnes de um evento como o churrasco!

Refrigerante, água e suco: para todos

Não menos importantes, bebidas não alcoólicas como água, refrigerantes e sucos precisam marcar presença. Com eles, você garante que todos os convidados serão lembrados na hora das refeições.

Churrasqueiro que é churrasqueiro sabe o quanto as bebidas são importantes. Com elas, os convidados passam mais tempo socializando do que propriamente comendo – lembre-se, o churrasco é mais que uma refeição: é um evento entre amigos e pessoas queridas. E quer elemento melhor para conversar do que uma boa bebida? Sendo assim, dê atenção à elas e seu churrasco será um sucesso absoluto!

 

Comentários

comentários

Um comentário em “Quais os tipos de bebidas indispensáveis em um churrasco?

  • 25 de janeiro de 2019 em 12:53
    Permalink

    Excelente artigo! Só complementando: para churrasco, procure por vinhos mais encorpados, como das uvas Malbec ou Tannat, por exemplo. Para carnes mais leves, a melhor opção são vinhos também leves. Pode ser um branco com bom corpo, como da casta Sauvignon Blanc ou um tinto com menos corpo, como um bom Pinot Noir. Para aproveitar o calor com um churrasco à beira da piscina, vale a pena arriscar um rosé ou um espumante com boa acidez. Ambos servidos bem geladinhos.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *