Saiba por que o prime rib não pode faltar no seu churrasco

Dentre as carnes mais suculentas que prometem deixar seus convidados salivando, o prime rib está em evidência como uma das melhores opções para o seu churrasco. Com o propósito de ajudá-lo a entender porque você, como um mestre churrasqueiro, deve garantir a presença desse corte no seu evento, preparamos esse artigo com uma porção generosa de informações sobre o prime rib. Boa leitura!

Prime rib: atributos do corte

O prime rib é retirado entre a 6ª e 12ª costelas do boi, sendo a parte mais premium e macia da região. O osso das peças traz mais do que um diferencial estético na hora da apresentação: devido à maior quantidade de colágeno entre ele e a carne, intensifica o sabor único do corte, além de reter o calor no cozimento da peça, tornando-a mais macia.

A peça possui um alto grau de marmoreio, devido à quantidade de gordura entremeada na carne, tornando-a uma das mais saborosas e nobres carnes para adicionar ao menu dos seus eventos. Não esqueça que, para assegurar o sucesso dessa inovação, é preciso calcular a quantidade certa de carne para evitar situações embaraçosas no seu evento.

As melhores formas de prepará-lo

Para preparar um prime rib em um de seus churrascos, é importante levar em conta alguns pontos: independentemente de grelhados ou assados, é indicado servi-los em bifes, preservando os ossos para garantir uma suculência extra e uma aparência deliciosa.

Outro fator que requer atenção e cuidado é o ponto da carne, já que você não quer errar na preparação de um corte tão especial. Normalmente, é ensinado que as melhores maneiras de servi-lo é mal passado (10 minutos de cozimento) ou ao ponto (entre 15 e 20 minutos) porque mantém o suco da carne, evitando que o corte perca seu sabor e resseque.

A seguir, confira a receita de prime rib com manteiga de ervas e alho para surpreender aos seus convidados.

Prime rib ao molho de alho

Ingredientes:

  • Dentes de alho descascados
  • 2 ou 3 ramos de alecrim frescos
  • Pimenta dedo-de-moça sem sementes
  • Óleo de milho
  • Sal grosso
  • Azeite extra virgem

Modo de preparo

Molho de alho

Em uma panela de ferro, coloque os dentes de alho, a pimenta, e os ramos de alecrim. Cubra até a metade dos ingredientes com óleo e a outra metade, de azeite. Leve ao fogo brando até ferver.

Deixe a panela descansar com a tampa fechada até que esfrie.

Prime rib

Use o sal grosso para temperar a carne e leve-a à grelha em fogo médio por 7 minutos de cada lado. Aguarde até a carne transpirar seus sucos para virar os bifes.

Retire a carne do fogo e corte-a para servir com o molho especial de alho.

Apesar do prime rib ser o destaque do cardápio nesse caso, você pode complementar a experiência dos seus convidados optando por um acompanhamento delicioso.

 

 

Se seu desejo é ampliar seus conhecimentos e experiências com churrasco, a Sociedade da Carne consegue ajudá-lo: nosso clube de amantes do churrasco envia mensalmente aos seus associados cortes nobres, como o próprio Prime Rib, para fomentar seu desejo de inovar na cozinha. Confira nosso site e veja como tornar-se um sócio do Clube do Churrasco.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *