Tábua de carne: saiba como escolher a melhor opção para seu churrasco!

Essencial para um bom churrasco, a tábua de carne tem papel fundamental no seu evento, afinal, é sobre ela que os cortes serão fatiados e servidos para os convidados. A seguir, conheça os tipos de tábuas de carne e saiba escolher qual delas é mais adequada para o seu churrasco!

Madeira

Talvez uma das mais populares para churrascos, essa tábua de carne oferece ao churrasqueiro facilidade no ato de cortar. Além disso, é durável e, em geral, possui um custo bem acessível. No entanto, o que pesa contra ela é a parte de limpeza e desinfecção.

A madeira apresenta, em sua superfície, ranhuras que são chamadas de micro cavidades. Logo, quando a carne é colocada nesse tipo de tábua, vários resíduos e bactérias se alojam nesses vãos e podem contaminar os alimentos que passam por essas fissuras.

Uma ideia para evitar esse problema é investir em uma camada protetora utilizando óleo de cozinha antes de usar a tábua pela primeira vez. Já para a limpeza, tônicos de higienização também podem ser usados.

Plástico ou Polietileno

Ao contrário das tábuas de madeira, as tábuas de plástico possuem maior facilidade de limpeza e desinfecção. O desempenho no corte também é bom, pois ela evita escorregões. Porém, esse tipo de material possui dois problemas:

  • Como também permite ranhuras, caso não haja cuidado com a limpeza, pode ocasionar os mesmos problemas da tábua de madeira.
  • Essas tábuas para corte de carnes duram menos do que materiais mais rígidos, como madeira e vidro, por exemplo.

Para garantir uma boa limpeza dessa tábua, o ideal é lavá-la com água e sabão. Em seguida, deixar de molho por pelo menos 30 minutos em uma solução de água e cloro. Depois, é só secar e guardá-la em lugar fresco.

Vidro

Do ponto de vista higiênico, esse tipo de tábua de carne é a mais indicada. De fácil limpeza e bem rápida para desinfetar, o vidro também é um material que não permite ranhuras, o que acaba com problemas de contaminação. Porém, essa tábua perde no quesito desempenho no corte, pois escorrega facilmente, fazendo ainda com que a faca perca seu corte mais rápido.

Bambu

Tábuas de bambu são as mais recomendadas para quem faz churrasco todo fim de semana. Duráveis e bastante resistentes, elas oferecem boa performance na hora do corte. Além disso, essas tábuas são ecologicamente corretas e possuem uma ação bactericida natural.

Curta a página da Sociedade da Carne no Facebook e confira outras dicas para te ajudar na hora de preparar o seu churrasco!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *