Tudo sobre o corte nobre T-bone

T-bone, Vanguarda dos cortes nobres que já virou paixão entre os Brasileiros, cheio de detalhes, neste post você vai aprender tudo sobre o corte nobre T-Bone!

Mignon, Contra filé e o osso em T (T-Bone)

O T-Bone Steak, possui esse nome por possuir um osso em forma de T que separa os dois tipos de cortes que nele existem: o Contra Filé (ou Chorizo) e o Filé Mignon. Do lado menor o miolo do Filé Mignon, na parte maior o Chorizo. Com essa combinação, macio e saboroso, o corte ficou famoso por ser o ícone de muitos desenhos animados e você vai amar!

Receita: T-bone Steak com molho barbecue rápido.

T-bone vs. Porterhouse vs. Bisteca Fiorentina: Qual a diferença?

Se você é um apreciador de carnes, muito provavelmente já tenha se deparado com as denominações: T-bone, Porterhouse e Bisteca Fiorentina. Muitos acreditam se tratar do mesmo corte com denominações distintas, outros acreditam que são cortes distintos. E são!

Apesar de saírem do mesmo grupo muscular do animal e serem extraídos do quarto traseiro, esses cortes nobres possuem características que os diferem em sabor e maciez.

O T-Bone como dissemos anteriormente possui um osso em forma de T que separa dois tipos de cortes: o Contra Filé e o Filé Mignon. Segundo a Associação Angus, o Porterhouse, por sua vez também possui o filé mignon e o contra filé porém é retirado da porção mais traseira do animal tenso sua porção de filé mignon maior que o T-Bone. Segundo a Associação de frigoríficos norte americana, o T-bone deve ter 13 milímetros de espessura em sua parte mais larga, já o Porterhouse, deve ter 32 milímetros, sendo de maior gramatura, com uma maior porção de filé mignon.

Receita: T-bone steak flambado no bourbon.

Já a também famosa Bisteca Fiorentina, corte típico e tradicional da região de Toscana na Itália, fica localizada na parte mais posterior, exatamente onde esse grupo muscular se une a outro grupo muscular conhecido como Alcatra. Por este motivo só é possível extrair UMA, Bisteca Fiorentina de cada lado do boi, ou seja, duas bistecas por animal com três sabores e texturas diferentes num único corte.

Assim, em ordem de retirada, da parte anterior para a posterior do animal, temos o T-bone, o Porterhouse e a Bisteca Fiorentina. São três cortes distintos, com sabores e texturas próximos, vale a pena experimentar todos e escolher o seu preferido. Confira na imagem a seguir:

Como preparar o T-bone? Na frigideira ou na churrasqueira?

Para preparar, você escolhe! O T-bone é um corte nobre muito versátil, ficando excelente tanto na churrasqueira quanto na frigideira! A vantagem da churrasqueira se dá pelo sabor defumado, já na frigideira pela rapidez do preparo, excelente inclusive para consumo no dia a dia!

Você já provou esse corte? Tem um dica de preparo? Conta pra gente!!

Garanta as melhores carnes nobres das mais renomadas marcas nacionais e internacionais e receba todos os meses na porta da sua casa! Associe-se ao Primeiro Clube de Carnes Nobres do Brasil: Sociedade da Carne! Clique aqui para saber mais!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *