Vai fazer churrasco em apartamento? Confira dicas para não incomodar os vizinhos

Mesmo para os mais acostumados, fazer churrasco sempre é um evento, especialmente pela sujeira que faz. Quem mora em apartamento vive com um dilema ainda maior, já que o fator espaço atrapalha bastante as intenções de qualquer mestre churrasqueiro. Se para você, realizar um churrasco em apartamento é uma questão de honra, confira nossas dicas para ter sucesso!

Reconheça o território

Antes de começar seu churrasco em apartamento, é fundamental que você entenda bem o local. Conheça as regras do condomínio para evitar dores de cabeça. Mesmo se houver uma churrasqueira disponível ou se seu apartamento for equipado com varanda gourmet, é bastante provável que haja horários específicos para o uso delas. Caso você só tenha uma varanda simples disponível ou nem isso, chegou o momento de pensar nos melhores acessórios de trabalho.

Escolha bem os acessórios para seu churrasco em apartamento

Se o seu apartamento conta com uma infraestrutura própria para realizar o churrasco, não há segredo. Reúna seus conhecimentos e seja feliz preparando carnes deliciosas para si e seus convidados.

Agora, se só há uma varanda comum ou nem isso está disponível para você, é importante refletir sobre a churrasqueira que melhor atenderá seus objetivos.

Apartamento com varanda

Nesse caso, é bastante válido comprar uma churrasqueira portátil a carvão. Para que ela não tome muito espaço, opte por versões menores. No entanto, você terá que tomar cuidado redobrado com a fumaça. Se sentir que isso será um problema, pelo risco de ela invadir as áreas internas do imóvel ou, pior, os apartamentos do vizinho, considere adquirir churrasqueiras movidas a gás. Só não se esqueça de verificar a possibilidade de instalar o equipamento na varanda.

Apartamento sem varanda

O desafio é maior, mas não é impossível. Embora os grills e as churrasqueiras elétricas não sejam as opções ideais quando se trata de churrasco, elas podem ser úteis e funcionais. Há, inclusive, versões de churrasqueiras elétricas que, assim como um cooktop, podem ser embutidas na cozinha.

Mas se você faz muita questão de ter o carvão, temos uma dica bem legal: em uma panela de ferro fundido com cerca de 25 cm de diâmetro e funda, coloque o carvão e, na boca da panela, coloque a grelha. Use o próprio fogão como aquecedor. Quando o carvão estiver incandescente, coloque a carne. É sucesso garantido!

Selecione os cortes certos

Com a finalidade de evitar muita fumaça no seu churrasco em apartamento, a escolha da carne precisa ser cautelosa. Prefira cortes em bife, pois eles assarão mais rápido e usarão menos espaço na grelha, o que é útil principalmente se sua churrasqueira for pequena.

Também evite carnes com camada de gordura, como a Picanha ou o Contrafilé, já que a gordura que goteja na brasa é a principal formadora de fumaça. Peças com gordura entremeada como o Bife Ancho ou cortes magros – Fraldinha, Prime Rib e o Denver Steak – dão churrascos espetaculares e fazem menos sujeira.

 

Quer mais dicas como essas? Baixe nosso Guia do Churrasco. Nele, falamos sobre os melhores cortes do boi para churrasco, acessórios, acompanhamentos e muito mais. Aprimore seus conhecimentos e se torne um mestre churrasqueiro ainda melhor!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *