Seleção de Janeiro de 2014 – Paleta de Cordeiro Prime

VPJ – Raça Dorper

Desenvolvida na década de 1930, com foco na produção de carne, as raças Dorper e White Dorper foram selecionadas nas condições extremas das planícies semi-áridas e regiões montanhosas e chuvosas da África do Sul. Assim, apresentam como uma de suas principais características, a boa adaptabilidade a diversos tipos de clima, solo e temperatura, sendo capazes de manter boa produtividade, até mesmo em regiões com escassez de alimento.

Ovinos Paleta VPJCom temperamento calmo e aparência vigorosa, os animais apresentam cabeça preta (Dorper) ou branca (White Dorper).

São ovinos semi-deslanados, compactos e de tamanho médio, com ótima linha de dorso, muita profundidade com volume e consistência nos machos.

Os ovinos crescem rápido, apresentando 36 quilos entre 100 e 120 dias de idade.

O Dorper permite ainda bons resultados no cruzamento industrial, especialmente com exemplares Santa Inês. As crias apresentam precocidade sexual e de carcaça, mantendo a qualidade da carne.

Paleta de Cordeiro

Localização Paleta Cordeiro Prime VPJ
É de cordeiro porque provém deste animal, mas pode ser também de outro mamífero, quadrúpede, comestível da alimentação humana, como o boi ou o cabrito.

Chama-se paleta porque o osso deste corte tem o formato bastante parecido com uma pá.

O corte é proveniente da região superior das patas dianteiras do mamífero, quadrúpede. Como se fosse o ombro.

Quando bem preparada, a carne da paleta deve soltar facilmente do osso, desfiando-se.

Dicas de preparo: Paleta de cordeiro com molho de Hortelã (Receita Sociedade da Carne)

Paleta Dicas de Preparo

Molho de Hortelã

  • 1 punhado de hortelã
  • Sal (a gosto)
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 2 colheres de vinagre de vinho tinto

Modo de preparo

Pegue o punhado de hortelã, enrole e coloque em um pilão. Jogue uma pitada de sal para temperar e uma de açúcar para equilibrar o sabor. Amasse bastante as folhas e coloque o vinagre. Volte a mexer, acrescente um pouco de água quente e está pronto.

Paleta: Pincele a paleta com o molho de hortelã e depois acrescente o sal grosso. Leve a grelha com fogo médio até que doure um dos lados. Pincele com o molho de hortelã a cada 20 minutos, na sequencia vire e doure o outro lado.
Dê uma pressionada com as costas de um garfo para testar o ponto. Quanto mais elástico, mais mal passado. Quando estiver ao ponto (mais firme ao toque) tire da churrasqueira e espere 5 minutos antes de cortar para que os sucos se distribuam por igual.

Corte acompanhando os ossos e sirva com o molho de hortelã.

Baixe o encarte.

Quer se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro?

Receba dicas, promoções e receitas


Não, já sei tudo sobre churrasco

Obrigado por se cadastrar!

Agora você faz parte da nossa newslleter.