Seleção Abril de 2017 – Maminha Prime Angus

Origem e Característica

Um dos cortes mais clássicos e queridos do churrasco chega à nossa Seleção de AbrilMaminha Prime de Angus! A maminha constitui a ponta do conjunto de cortes que formam a alcatra – por isso, também é chamada de “ponta de alcatra”. Como se trata de uma carne magra, porém muito saborosa, recomenda-se que seja assada a 40 cm da brasa com sal médio e servida entre mal passada e ao ponto. Se passar muito do ponto, pode perder seu sabor.

Curiosidade

Também conhecida como colita de cuadril (espanhol), aiguillette baronne (francês) e tail of round ou tri-tip (inglês), a maminha possui sabor menos intenso do que outros cortes.  Isso acontece porque provém de uma região do corpo do boi que apresenta baixa irrigação sanguínea.  Nos EUA, a maminha era apreciada, até o final da década de 1950, somente moída ou cortada em bifes. Quando descobriram que sua melhor forma de consumo era assada, surgiu o bife de Santa Maria, prato clássico da Califórnia.

Sugestão de Preparo

Maminha Prime com molho Honey Mustard

Ingredientes para o molho:

  • 6 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 colheres de sopa de mostarda
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
  • 1 pitada de páprica picante
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1 pitada de sal

Preparação do molho:

  • Misture todos os ingredientes com auxílio de um batedor de arame (Fuê) até emulsificar.

Preparação maminha:

  • Tempere a peça com sal grosso e pimenta do reino moída na hora. Deixe descansar por um minuto para que o tempero penetre na carne.
  • Sele a carne em fogo forte por aproximadamente um minuto de cada lado – esse procedimento faz com que os sucos permaneçam no corte.
  • Suba a peça em fogo médio e deixe assar por aproximadamente 15 minutos, sendo os primeiros 10 minutos com a gordura para cima e os últimos 5 com a gordura para baixo.
  • Retire a peça do fogo e espere cerca de um minuto antes de fatiá-la – isso garante que os sucos do carne se espalhem por toda a peça.

Corte em fatias finas a partir da ponta da carne e sirva com o delicioso molho de mostarda e mel.

DICA DE HARMONIZAÇÃO

Club Beer Logo

Leuven Dragon Belgian IPA

Para acompanhar a Maminha Prime com molho Honey Mustard, nossa sugestão é a Leuven Dragon Belgian IPA. O álcool, assim como o amargor, controla a gordura da carne. Já as notas de especiarias e condimentos agem por semelhança e complementação ao molho de mostarda, o que intensifica os sabores e tornam o conjunto ainda mais complexo e saboroso

Para mais informações sobre esta e outras cervejas, acesse www.clubeer.com.br

in-situ-edicion-limitada-carmenere-finallogo-sociedade-damesa                In Situ Edicion Limitada Cabernet Sauvignon + Syrah 2015

           Originário do Chile, o In Situ Edicion Limitada Cabernet Sauvignon + Syrah 2015 é produzido com uvas 70% Cabernet Sauvignon e 30% Syrah. Com seis meses de crianza em barris de roble francês e americano, apresenta 13,5% de teor alcoólico. Vinho vermelho-cereja de capa média e nariz elegante, seu sabor revela toques de especiarias combinadas com notas de cortiça, tabaco e fruta preta.

                 Para mais informações sobre este e outros vinhos, acesse www.sociedadedamesa.com.br

Quer se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro?

Receba dicas, promoções e receitas


Não, já sei tudo sobre churrasco

Obrigado por se cadastrar!

Agora você faz parte da nossa newslleter.