Seleção de Agosto de 2013 – Bife de Tira de Chorizo – Bonsmara

Raça Bonsmara – Origem

Jan BonsmaÁfricaBrasil

Em 1937, o Governo da África do Sul, reconheceu que as raças de gado de corte europeias não conseguiam sobreviver em condições satisfatórias no clima tropical/subtropical daquele país. Além disso, a principal raça nativa, Afrikaner, que eles dispunham, apesar de resistente ao calor e boa carne, tinha baixa produtividade. O governo sul-africano, então, lançou o desafio ao jovem zootecnista, na época, Jan Bonsma: criar uma raça de gado de corte que fosse resistente às condições próprias do clima tropical e, ao mesmo tempo, com alta produtividade. Esse desafio deu início a uma série de cruzamentos do Afrikaner com várias raças europeias locais. Os animais resultantes desses cruzamentos foram extensivamente avaliados, para que tivessem resistência ao calor (por exemplo, frequência respiratória e cardíaca, comprimento e grossura do pelo, capacidade de andar longas distâncias, quantidade de glândulas sudoríparas, etc.). Todo esse processo de medições e avaliações resultou em um animal 5/8 Afrikaner (Sanga) e 3/16 Hereford e 3/16 Shorthorn (Taurinos Britânicos), o qual tinha excelente “eficiência funcional”. É a única raça de gado de corte produzida pela ciência, cuja base é: Fertilidade, musculatura, adaptação, docilidade e excelente qualidade de carne.

Atualmente 8 milhões de cabeças de gado de corte da África do Sul têm influência de Bonsmara, isto é, 60% do rebanho do país

O nome da raça foi em homenagem ao Professor Bonsma e à Estação Experimental de Mara, então, Bonsmara.

Bife de Tira de Chorizo

Localização do Chorizo no Boi
É um corte nobre e tradicional da culinária argentina, retirado do miolo do contrafilé, com u   ma camada de gordura lateral que mantem a
suculência e maciez da carne.

Pode ser cortado em bifes grossos de aproximadamente 400 gramas, ou em tiras com a mesma espessura e com o dobro do tamanho e peso.

O principal segredo para que o chorizo seja servido bem saboroso e macio, é na hora no preparo não deixa-lo passar do ponto.

Dicas de preparo: Chorizo com molho Chimichurri (Receita Sociedade da Carne)

Molho Chimichurri

  1. Em uma tigela misture 10g de salsinha, 5g de alho, 5g de cebola, 5g de pimenta malagueta, 5g de cebolinha, 5g de louro e 5g de orégano, todos desidratados. É possível encontrar essa mistura de temperos pronta nos principais
    supermercados, feiras e hortifrútis.
  2. Acrescente 300ml de azeite e 150ml de vinho branco. Cubra o recipiente com plástico e deixe descansar na geladeira por no mínimo 48 horas.

Chorizo com molho Chimichurri

Chorizo

  1. Tempere a carne com sal grosso e leve a grelha com a gordura virada para baixo. Mantenha dessa forma para que a gordura toste e diminua um pouco de tamanho.
  2. Depois deixe grelhar por aproximadamente 5 minutos de cada lado. Uma boa dica, é aguardar que a carne comece a transpirar seus sucos, esse é o momento certo de virar o bife.
  3. Retire do fogo e aguarde um pouco antes de cortá-lo, isso fará com que os sucos da carne se espalhem novamente pela peça.
  4. Corte em fatias finas, mantendo a gordura em cada pedaço e sirva com molho Chimichurri a gosto.

Baixe o encarte.

Quer se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro?

Receba dicas, promoções e receitas


Não, já sei tudo sobre churrasco

Obrigado por se cadastrar!

Agora você faz parte da nossa newslleter.