Seleção de Agosto de 2015 – Picanha Argentina Cocarsa

Por que a carne argentina é melhor que a brasileira?
A pecuária no Brasil começou no século 16, quando bois eram trazidos para trabalhar nos engenhos de açúcar. Só no século 20 que o foco mudou, tornando o Brasil o maior exportador de carne do mundo.
O Gado Zebu Nelore, de origem indiana, foi o que mais adaptou-se ao nosso clima, tornando-se a principal raça nacional. Porém essa raça não produz uma carne tão macia e suculenta, principalmente quando a comparamos com raças como a escocesa Angus, que é criada em climas mais frios e possui uma ótima carne.
O Brasil vem buscando soluções para melhorar esse cenário, uma delas é a cruza de Nelore e Angus, com o objetivo de obter uma raça adaptada ao nosso clima e com a qualidade de carne obtida em outras regiões.
Essa mistura de raças já acontece a 10 anos e é responsável por 5% da produção nacional. Esse número tende a crescer rapidamente, devido a grande demanda para esse tipo de produto.
A principal diferença entre o Nelore tradicional e raças britânicas como Angus e Hereford, estão nos cortes do dianteiro, que até então, por serem mais rijos, eram considerados como carne de “segunda”, mas nessas raças, devido a grande quantidade de gordura entremeada, são considerados mais nobres que muitos cortes da parte traseira do boi.
A pecuária na argentina, devido ao clima favorável, é baseada na criação de gados das raças britânicas,e é por esse motivo que a carne dos nossos hermanos são tão apreciadas por nós brasileiros.

Angus Nelore

Dicas de preparo: Picanha Aperitivo (receita Sociedade da Carne)

Dicas de Preparo Agosto 2015Essa receita é muito boa para aquele momento que os amigos chegam com fome e você acabou de acender a churrasqueira.

Fatie a peça de picanha em bifes com aproximadamente um dedo de espessura. Lembre-se sempre de cortar contra as fibras da carne.

Pincele a carne com óleo de girassol e depois polvilhe com sal grosso.

Cuidado com a quantidade sal devido a espessura dos bifes.

Leve a grelha em fogo alto e deixe até que a carne comece a transpirar seus sucos. Nesse momento vire os bifes e deixe grelhar por mais 1 minuto.

Retire do fogo e fatie em tiras pequenas, sempre mantendo um pedaço da gordura. Agora é só servir como aperitivo!

Club Beer LogoDica de Harmonização : Goose Island IPA

Cerveja Goose Island IPASe a proposta são amigos e um churrasco, a melhor pedida para acompanhar é a Goose Island IPA! Com quatro lúpulos diferentes, essa american india pale ale é super refrescante e amarga na medida, permitindo que o lúpulo sirva como agente de limpeza da gordura que fica na boca vinda da picanha, suavizando a sensação para uma próxima garfada!

Para mais informações sobre esta e outras cervejas, acesse www.clubeer.com.br

 

Evino LogoDica de Harmonização: Las Moras Alma Mora Malbec 2013

Vinho Las Moras Alma Mora Malbec 2013O Alma Mora apresenta o que a Argentina tem a oferecer de melhor. 100% Malbec, este tinto mostra toques de um terroir consagrado e harmoniza perfeitamente com cortes carnes de carne vermelha assados. Isso pois a proteína da carne suaviza os taninos do vinho, enquanto a bebida ajuda a contrabalancear a gordura do alimento. Que tal?

Para mais informações sobre este e outros vinhos, acesse www.evino.com.br

Baixe o encarte da seleção de Agosto de 2015

Quer se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro?

Receba dicas, promoções e receitas


Não, já sei tudo sobre churrasco

Obrigado por se cadastrar!

Agora você faz parte da nossa newslleter.