Seleção de Agosto de 2016 – Sirloin

Origem e Característica

O sirloin, nossa estrela do mês, é uma carne que possui um sabor calcado em sua excelente gordura e marmoreio. Retirado da alcatra do boi, no Brasil, esse corte é similar ao baby-beef, que tem um sabor sensacional e possui grande fama para nós, brasileiros, e para nossos Hermanos uruguaios e argentinos.
Toda essa qualidade se dá por esse sirloin não ser retirada de um boi qualquer. Essa carne é extraída do Brangus, espécie muito famosa por possuir cortes com características similares aos bois da raça Angus: carne extremamente marmorizada com uma excelente distribuição de gordura. Ou seja, todos os ingredientes que a carne do seu churrasco precisa para ser considerada divina!

Curiosidade

Criada nos Estados Unidos em 1912, o Brangus é uma raça sintética criada a partir do cruzamento do Brahman, que é uma espécie zebuína, e o Angus – a junção das duas raças dá origem ao nome Brangus. No Brasil, onde também é usado o boi Nelore no lugar do Brahman, os primeiros cruzamentos da espécie começaram a serem feitos na década de 40 na cidade de Bagé (RS), o que fez com que o Brangus fosse rebatizado com o nome de Ibagé. Posteriormente, foi chamado de Brangus Ibagé e somente anos mais tarde, com seu nome original.

O maior ponto forte do Brangus é justamente o fato dele ser proveniente de um cruzamento sintético: ele tem as maiores qualidades das duas raças – Brahman e Angus – que possuem grande fama na pecuária brasileira.

Sugestão de Preparo

Sobre o molho Barbecue Jack Bourbon  

O molho Barbecue Jack Bourbon é uma cortesia da BW Gastronomia em parceria com a Sociedade da Carne.

O condimento é feito à base de ketchup, tomates, whisky Jack Daniel’s, vinagre, açúcar mascavo, mix de especiarias e pimentas. Levemente picante e com um toque especial de nogueira defumada, o molho é indicado para todos os tipos de carne, podendo ser usado em marinadas, churrascos, sanduíches e pratos diversos.

Maiores informações sobre o molho Barbecue Jack Bourbon e a BW Gastronomia, acesse: www.bwgastronomia.com.

 

Sirloin:

  • Polvilhe a peça de sirloin com sal grosso e pimenta do reino.
  • Para que o tempero pegue bem na carne, deixe-a descansar por 2 min antes de leva-la ao fogo.
  • Leve à grelha em fogo forte para selar dos dois lados da peça.
  • Suba em fogo médio e, dependendo do ponto que desejar servir, deixe o sirloin assar por aproximadamente mais 3 min de cada lado.
  • Retire do fogo e sirva com o saboroso molho Barbecue Jack Bourbon!

 

DICA DE HARMONIZAÇÃO

Club Beer Logo

Dia de Los Muertos Day of The Dead Pale Ale

Para acompanhar a receita desse mês, temos uma sugestão surpreendente para você: a mexicana Dia de Los Muertos Day of The Dead Pale Ale. Sob o estilo american amber ale, a cerveja apresenta um dulçor provindo do malte, além de um amargor pronunciado e constante que permanece até o segundo gole. As notas de dulçor da cerveja se assemelham com às notas de caramelização da carne, além do amargor servir de contraponto à gordura média e umami. Por ter um perfil mais cítrico e resinoso, o lúpulo oferece uma suave picância que também pode servir de complementação à da carne. É uma combinação perfeita!

Para mais informações sobre esta e outras cervejas, acesse www.clubeer.com.br

 

Evino Logo

Via Cassia Primitivo di Puglia 2015

Primitivo é um tipo de uva que caiu no gosto do brasileiro. De origem italiana, a casta, embora combine bastante com massas clássicas e locais, ainda é a escolha perfeita para harmonizar com receitas mais expressivas e presentes. Com um caráter frutado, concentrado e vívido, essa uva é responsável por dar origem a rótulos agradáveis e que possuem um sabor marcante. Sendo assim, vinhos feitos de uva primitivo, como o Via Cassia Primitivo Puglia, têm como combinação ideal receitas como o Sirloin com Barbecue Jack Bourbon, que revela sua personalidade frutada e levemente adocicada.

Para mais informações sobre este e outro svinhos, acesse www.evino.com.br

 

Baixe o encarte da seleção de Agosto de 2016

Quer se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro?

Receba dicas, promoções e receitas


Não, já sei tudo sobre churrasco

Obrigado por se cadastrar!

Agora você faz parte da nossa newslleter.