Seleção de Dezembro de 2016 – Ribeye de Angus

Origem e Característica

Para fechar 2016 com chave de ourou, a Seleção de Dezembro traz um dos cortes mais nobres do Angus: o Ribeye, que é perfeito para atender churrasqueiros que possuem paladar refinado. Retirado da parte dianteira do lombo do Aberdeen Angus, o Ribeye é formado por duas carnes separadas por uma camada de gordura. Com fibras rijas e mais curtas, esse é um corte com alto grau de marmoreio, o que garantirá a seu churrasco muita qualidade e sabor!

Curiosidade

Em países como Austrália e Nova Zelândia, o corte do mês de dezembro é conhecido como Scotch Fillet, uma homenagem à origem escocesa do Angus. Já na Argentina, esse corte é o bife ancho e na França, é o noix. Por fim, no Brasil, a carne é chamada de filé da costela.

Sugestão de Preparo

Ribeye com batatas anna e aioli de páprica

Ingredientes

  • 2 Ribeye de Angus
  • 2 batatas médias
  • 1 xícara de manteiga clarificada
  • 1 colher de chá de raspas de limão siciliano
  • Sal grosso (moído em tamanho pequeno) a gosto
  • Pimenta-do-reino moída na hora
  • 2 gemas
  • Azeite para dar o ponto no aioli
  • 1 dente de alho
  • Páprica picante a gosto

Preparo

  • Para o AIOLI

Bata bem as gemas em uma tigela. Junte o alho e acrescente aos poucos o azeite, batendo sempre até obter um creme homogêneo. Tempere com sal e páprica a gosto. Reserve na geladeira.

  • Para as batatas ANNA

Corte as batatas e fatias bem finas. Unte uma frigideira com pouca manteiga e disponha as fatias de batata em círculos. Tempere com manteiga, as raspas de limão, as ervas, o sal e a pimenta-do-reino. Depois, toste as batatas em fogo médio até que o lado debaixo esteja dourado. Com uma espátula grande, vire e toste o outro lado. Para uma segunda porção, repita a operação. Reserve quente.

  • Para o RIBEY DE ANGUS

Tempere a carne com sal e pimenta e em uma frigideira ou grelha sele os bifes dos dois lados para que fiquem bem dourados. Finalize o ponto da carne no forno ou na churrasqueira em fogo médio: 7 minutos para mal passado, 10 minutos para ao ponto e 12 minutos para bem passada.

DICA DE HARMONIZAÇÃO

Club Beer Logo

Affligem Tripel

Para acompanhar a receita Ribeye com batatas anna e aioli de páprica, nossa      sugestão é a Affligem Tripel. As notas condimentadas da cerveja e da páprica agem por  semelhança, além do alto teor alcoólico agir como contraponto à gordura média por conta do  azeite e manteiga, tornando a próxima garfada mais limpa e agradável. O álcool também  potencializa a picância da pimenta deixando o conjunto ainda mais saboroso. Uma experiência  única!

Para mais informações sobre esta e outras cervejas, acesse www.clubeer.com.br

Evino Logo  Woodbridge R. Mondavi Zinfandel 2014

woodbridge-r-mondavi-zinfandel-2-pngEmbora a fama dos tintos californianos contemple uma personalidade marcante, potente e   encorpada, a uva Zinfandel, cartão postal da vitivinicultura local, caracteriza-se pelo equilíbrio. Isso significa que sua percepção em boca costuma ser de vinhos de corpo médio, com bom balanço entre fruta e integração à madeira, acidez na medida e potência aromática generosa, mas sem ser exagerada. Esses fatores resumem um rótulo ideal para harmonizar com uma receita de Ribeye com batatas Anna e aioli de páprica. Afinal, o marmoreio típico do corte pede medidas equilibradas de taninos e acidez, exatamente como oferece o Zinfandel de Robert Mondavi.

                      Para mais informações sobre este e outros vinhos, acesse www.evino.com.br

Quer se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro?

Receba dicas, promoções e receitas


Não, já sei tudo sobre churrasco

Obrigado por se cadastrar!

Agora você faz parte da nossa newslleter.