Seleção de Janeiro de 2017 – Pobre Juan Ultra Black Brangus

Origem e Característica

Para começar o ano de 2017 a todo o vapor, trouxemos para você um corte raro e ainda muito pouco conhecido no Brasil. Trata-se do bife Pobre Juan Ultra Black Brangus, desenvolvido pelo Frigorífico Concepción e retirado da parte dianteira do contrafilé – também conhecido como filet de costela, bife ancho ou ribeye. Dessa peça é destacada somente a parte superior, uma espécie de capa que envolve o miolo (olho) do ancho. O resultado é o sensacional Pobre Juan, carne suculenta com textura e sabor inigualável que está em alta entre os top chefs e grandes açougueiros do mundo.

Curiosidade

Apesar de também ser chamada de capa do ancho, ribeye cap, calotte, steak deckle e spinalis dorsi, nossa Seleção de Janeiro é baseada em um corte servido pelo restaurante paulistano Pobre Juan. O nome do corte é uma espécie de apelido carinhoso para os churrasqueiros. Em espanhol, “pobre” significa coitado e “Juan”, é um nome comum que equivale ao nosso João ou José. Ou seja, o Pobre Juan é uma grande homenagem a todos os comandantes de churrasqueiras!

Sugestão de Preparo

Bife Pobre Juan com cebola assadas

Ingredientes

  • Bife Pobre Juan
  • Cebola
  • Azeite
  • Sal grosso
  • Pimenta do reino moída na hora

Preparo do Pobre Juan

  • Polvilhe os bifes com sal grosso e pimenta do reino.
  • Leve a grelha em brasa forte por aproximadamente 2 minutos de cada lado. Por não ter uma espessura alta, o tempo de cozimento desse corte é bem rápido.
  • Retire do fogo e deixe a carne descansar um pouco antes de servi-lo – isso fará com que os sucos se distribuam novamente pela carne.

Preparo Cebola

  • Coloque as cebolas no espeto e leve à churrasqueira em fogo bem forte, de preferência bem perto do carvão.
  • Vire de tempo em tempo até que a casca fique bem torrada e que as cebolas comecem a soltar do espeto.
  • Retire as cebolas do espeto e corte-as no meio. Com um garfo, vá retirando as pétalas a partir do meio até que sobre somente a casca.
  • Regue com azeite e sal grosso moído na hora e sirva com o delicioso bife Pobre Juan. Abobrinha grelhada e salada de rúcula acompanham bem esse prato.

DICA DE HARMONIZAÇÃO

Club Beer Logo

Thomas Coopers Selection Celebration Ale

Para acompanhar o bife Pobre Juan com cebolas assadas, nossa sugestão é a Thomas Coopers Selection Celebration Ale, cerveja recém-chegada ao Brasil. Sendo uma amber ale, amargor da cerveja age como contraste para a gordura média, além das notas de dulçor se assemelharem às da carne, provenientes do método de cocção que traz notas carameladas.

Para mais informações sobre esta e outras cervejas, acesse www.clubeer.com.br

Evino Logo Leyda Reserva Carménère 2015

A uva cartão-postal do Chile é tida pelos produtores de seu país de origem, a França, como uma espécie pouco propícia para vinhos de estrutura e guarda. Ao ser vinificada no Chile, ela mostra uma nova faceta que promete agradar os fãs de tintos cheios e poderosos. É o caso do Leyda Reserva Carménère, um exemplar com passagem de oito meses em barricas de carvalho e harmoniza perfeitamente com carne vermelha. O bife Pobre Juan pede o balanço entre taninos e acidez que o vinho oferece. Já o sabor forte das cebolas, mesmo depois de assadas, implora por sabores e aromas característicos de especiarias, pimenta e madeira, que coexistem em abundância aqui.

                      Para mais informações sobre este e outros vinhos, acesse www.evino.com.br

Quer se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro?

Receba dicas, promoções e receitas


Não, já sei tudo sobre churrasco

Obrigado por se cadastrar!

Agora você faz parte da nossa newslleter.