Seleção de Julho de 2015 – Carré Francês Suíno + Linguiça de Lombo

A carne Suína é 10! (www.abcs.org.br)

A carne Suína é 10!O consultor do programa Bem-estar da Rede Globo, Dr. Alfredo Halpern, realizou uma palestra de Saúdabilidade “A Carne Suína é 10!” para cerca de 100 alunos do curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Senac Santo Amaro, na cidade de São Paulo.

Segundo Halpern, a maioria dos cortes suínos possui menos colesterol e menos gordura do que cortes de aves ou bovinos. “O lombo suíno, por exemplo, tem menos gordura e mais proteína que a coxa de frango ou o filé mignon bovino. Quanto a colesterol, menos que o mignon e até mesmo que o peito de frango sem pele”, comentou.

Quanto à saúdabilidade, o médico descartou qualquer possibilidade de a carne suína transmitir cisticercose a humanos. “A doença é transmitida pelo próprio homem. Ou seja, é a água contaminada com dejetos humanos infectados pode chegar a verduras e legumes que, sem limpeza adequada, transmitem a doença a outro ser humano. A carne suína não transmite o cisticerco”, garantiu.

“Em suma, a carne suína vem sendo acusada injustamente, o Brasil tem um consumo muito baixo e o produto pode ser incluído e estimulado em dietas saudáveis”, concluiu o especialista que também é colunista da revista Saúde da Editora Abril, que recentemente estampou sua capa com as qualidades da carne suína.

Carré Francês Suíno

Esse corte é retirado da parte central do dorso do porco. Em sua maior parte, formado pelo lombo, mas inclui parte das costeletas e do filé-mignon. A carne é muito macia e suculenta, perfeita para assados e grelhados.

Linguiça de Lombo

Linguiça de LomboElaborada com uma das partes mais saborosas do boi, a linguiça de lombo é uma carne magra, com sabor suave e pouca gordura. Não deve ser servida muito passada, pois pode ficar ressecada.

 

 

 

Dicas de preparo: Carré Suíno Grelhado (receita Sociedade da Carne)

Dica de Preparo Carré SuínoCorte a peça entre os ossos formando costeletas individuais.

Proteja os ossos com papel alumínio para evitar que queime durante o cozimento.

Pincele a carne com óleo de girassol e depois tempere com sal grosso, alecrim e pimenta do reino (moída na hora).

Leve a grelha em fogo médio e deixe assar por aproximadamente 8 minutos de cada lado, lembrando que por ser uma carne magra, pode ressecar se servir muito bem passada.

Retire do fogo e sirva com gotas de limão siciliano.

 

DicClub Beer Logoa de Harmonização : Leffe Vieille Cuvée

 

Dica de Harmonização Leffe Vieille CuvéePara harmonizar com o Carré Suíno Grelhado, sugerimos a Leffe Vieille Cuvée. Sendo uma belgian strong dark ale, o álcool pronunciado contrasta com a gordura da carne, limpando o paladar para a próxima garfada. O dulçor da cerveja complementa o gosto umami da carne, e para terminar, apresenta um suave cítrico em segundo plano que arrebata com as notas de limão siciliano da receita. Ou seja, o casamento perfeito!

Para mais informações sobre esta e outras cervejas, acesse www.clubeer.com.br

 

 

Evino LogoDica de Harmonização: Conte Lorenzo Sormani Barbera Piemonte DOC

Dica de Harmonização Conte Lorenzo Sormani Barbera Piemonte DOCEncorpado, persistente e com ótima estrutura, o Sormani Barbera exige harmonizações igualmente expressivas. Por isso, nada melhor do que investir em uma receita de carne suína.

Para mais informações sobre este e outros vinhos, acesse www.evino.com.br

Baixe o encarte da seleção de Julho de 2015

Quer se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro?

Receba dicas, promoções e receitas


Não, já sei tudo sobre churrasco

Obrigado por se cadastrar!

Agora você faz parte da nossa newslleter.