Seleção de Junho de 2016 – Strip Sirloin

Características do Corte

De origem americana, o Strip Sirloin é um corte retirado do chamado quarto traseiro (ou hindquarter) do animal, que nos Estados Unidos, é dividido em Loin, Sirloin, Hip e Flank.

Por ter um processo mais elaborado de maturação, justamente por sua maciez e sabor, essa carne é amplamente apreciada na terra do Tio Sam dentro das famosas Steak Houses.

Já no Brasil, o Strip Sirloin é equivalente ao nosso contrafilé, mas cortado de outra maneira, formando assim um belo bife em tira. A carne, apesar de ter a possibilidade de ser servida cozida, é mais indicada para ser preparada grelhada.

CURIOSIDADE

Diferente do Brasil, o boi americano é dividido em apenas oito partes principais que dão origem à outras carnes vendidas por aqui. São elas: round, flank, chuck, shortloin ou loin, brisket, rib, plate, e sirloin. Essa diferença ocorre por causa do processo de corte. Enquanto os frigoríficos brazucas usam métodos manuais, possibilitando cortes mais específicos, os americanos automatizaram esse processo, originando cortes mais genéricos.

SUGESTÃO DE PREPARO

Strip Sirloin com Chimichurri Dos Boludos

O chimichurri é um molho tradicional muito conhecido na Argentina e no Uruguai. Ele tem a qualidade de realçar o sabor da carne e podchimi_dosboludos4e ser usado para marinar o bife antes de assar, para molhá-lo enquanto está sendo assado ou para temperar a peça depois de pronta. Também DEVE ser utilizado com frango, peixe, sozinho com pão, como tempero de salada… enfim, para quase tudo!

O chimichurri Dos Boludos é o único com ají molido trazido da Argentina. Ele é elaborado com diferentes tipos de pimentas vermelhas secas e moídas.

 

MODO DE PREPARO

Pincele a carne com óleo de girassol e salpique um pouco de sal grosso e pimenta do reino por todo steak.

Leve o bife para a grelha em fogo médio por aproximadamente 5 minutos de cada lado e aguarde até que a carne comece a transpirar seus sucos. Esse é o momento certo de virar o steak.

Retire do fogo e sirva com o delicioso molho chimichurri, uma cortesia Dos Boludos em parceria com a Sociedade da Carne.

DICA DE HARMONIZAÇÃO:

Blondine Papito                                                                                       

2016_06_papitoA harmonização escolhida para o Strip Sirloin com molho chimichurri Dos Boludos é a Blondine Papito. Do estilo american pale lager, o suave amargor da cerveja servirá como agente de limpeza da gordura do bife que ficará no paladar. Além disso, o lúpulo serve como complementação ao prato, atuando como uma espécie de tempero que intensifica a ardência das pimentas vermelhas que persistem no paladar esperando pelo segundo gole.

Club Beer Logo

Para mais informações sobre esta e outras cervejas, acesse www.clubeer.com.br

 

Queulat Gran Reserva Syrah 2012queulat-gran-reserva-syrah-19402-3619-20491-6-product teste

Queulat Gran Reserva é um vinho chileno 100% elaborado com a uva Syrah, que é famosa por suae complexa, robusta e concentrada. Bastante conhecida no Velho Mundo, a casta, ao longo dos anos, provou que também sabe dar origem a rótulos bastante especiais em terras sul-americanas. Ao proporcionar para os vinhos do Chile um caráter denso, estruturado e repleto de frutas maduras, a uva prova que harmoniza muito bem com pratos igualmente intensos e expressivos, como é o caso da receita de Strip Sirloin com molho chimichurri.

Para mais informações sobre esta e outras cervejas, acesse www.evino.com.brEvino Logo

Quer se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro?

Receba dicas, promoções e receitas


Não, já sei tudo sobre churrasco

Obrigado por se cadastrar!

Agora você faz parte da nossa newslleter.