Seleção de Março de 2014 – Picanha Hereford

Raça Hereford

Capa Picanha Hereford Argentina

A raça de bovino Hereford é originária do condado inglês de Herefordshire. Ela é conhecida desde 1725. O primitivo desenvolvimento da raça permanece na obscuridade. Bovinos de cara branca são conhecidos desde longa data na Inglaterra. O melhoramento moderno da raça começou com Benjamim Tomkins (1714 – 1789), e seu filho de mesmo nome (1745-1815), continuador de sua obra, destacando-se como método seletivo a busca de precocidade de abate empregando consangüinidade estreita.

PESO: médio de 540 Kg nas vacas e 850 nos touros. ESTATURA: de 1,30 cm nas fêmeas e 1,35 à 1,45 nos machos.

Os Tomkins, como a maior parte dos demais criadores de gado Hereford daquela época, não se interessavam em absoluto por características de pelagem, secundárias e menos importantes. No início do século XIX, ocorriam as seguintes pelagens: vermelha de cara branca, vermelha de cara salpicada, cinza clara e parda. Gradualmente, a pelagem “pampa” característica foi se impondo, sendo hoje considerada como “marca de pureza” da raça.

Como se diz picanha em inglês?

Localização da Picanha no BoiExistem duas subespécies de boi: o Bos primigenius taurus (gado taurino, de origem européia) e o Bos primigenius indicus (gado zebuíno, zebu em inglês, de origem asiática). No século XVIII, este último foi importado pelo Brasil e cruzado com uma raça francesa, o charolês, para produzir o boi atualmente usado na pecuária brasileira – especial, mais resistente ao calor, e de carne especialmente boa.

Assim sendo, parte da explicação de não existir o corte de picanha em inglês é a diferença do gado em si. As duas espécies geralmente são divididas em cortes diferentes.

O sistema de cortes brasileiro é bem mais complexo. A picanha, entre vários outros cortes que não existem no sistema britânico-americano, corresponde a uma fatia especial da alcatra (formada por parte do músculo glúteo e bíceps), subdivisão que não faz parte dos métodos de outros países.

No entanto, se um dia o leitor quiser explicar o corte em um açougue em Londres ou Nova York, apesar de o boi ser fisicamente diferente do brasileiro, pode chegar perto se pedir rump cap (na Oceania e no Reino Unido) ou top sirloin cap (América do Norte). Como não são termos comuns, pode ser que nem assim o açougueiro entenda; aí é só entrar no freezer e mostrá-lo.

Dicas de preparo: Bife em Tira de Picanha (www.chefeemcasa.com.br)

Dicas de Preparo Picanha Hereford Argentina

Com a peça deitada, corte um as abas laterais e a ponta inferior da carne.

Em seguida corte a carne ao meio quase até o final, deixando apenas um pedaço de 1,5cm ao final da peça.

Abra o bife de forma a parecer uma longa tira inteiriça de carne. Se o espaço na grelha for pequeno e você preferir, pode separar o corte em 2 bifes.

Com este corte, você garante tiras com maciez por igual em todo seu comprimento.

Agora é só salgar com sal grosso no momento em que for para a grelha e assar ao seu ponto!

Baixe o encarte da seleção de março de 2014.

Quer se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro?

Receba dicas, promoções e receitas


Não, já sei tudo sobre churrasco

Obrigado por se cadastrar!

Agora você faz parte da nossa newslleter.