Seleção de Outubro de 2016 – Colita de Cuadril Ultra Black Brangus

Origem e Característica

Para esse mês de Outubro, a Sociedade da Carne traz a você um clássico do churrasco sul-americano: a colita de cuadril. Esse corte é localizado na área do quadril/abdominal do Brangus e, apesar de ser considerada uma carne leve e magra (possui teor médio de gordura de 5%), ela tem uma generosa capa de gordura externa, o que deixa esse corte com textura, gosto e suculência acima da média.

Curiosidade

A colita de cuadril possui nomes diferentes nos países em que ela é consumida. Para nossos Hermanos, o nome é o mesmo. Já na Espanha, o corte é conhecido como punta de picaña, rabillo de cadera ou babilla. Nos EUA e Reino Unido, a carne é chamada de tail of rump. Mas no Brasil, a colita de cuadril é a ponta de alcatra, mais conhecida como a maminha.

Sobre o Frigorífico

Direto do Paraguai, a colita de cuadril vem do mais novo parceiro da Sociedade da Carne: o Frigorífico Concepción. A empresa, que atua no ramo desde 1997, possui grande variedade de produtos que mantêm qualidade de procedência e certificações de processos, desde tapa de cuadril, passando pelo striploin chain on, rib eye e a colita de cuadril. Atualmente, o Frigorífico Concepción é o maior produtor, distribuidor, comerciante e exportador de carnes do Paraguai.

Sugestão de Preparo

Colita de Cuadril na Manteiga

Modo de Preparo:

  • Tempere a peça com sal grosso e pimenta do reino moída na hora. Deixe ela descansar por 1 minuto para que o tempero penetre na carne.
  • Pincele a carne com manteiga e leve a grelha em fogo forte por aproximadamente 1 minuto de cada lado – esse procedimento faz com que os sucos permaneçam no corte.
  • Suba a peça em fogo médio e deixe assar por aproximadamente 15 minutos, sempre virando para que doure os dois lados. A cada virada, pincele a carne com manteiga.
  • Retire a peça do fogo, a pincele com manteiga mais uma vez e espere cerca de 1 minuto antes de fatiá-la – isso garante que os sucos do corte se espalhem por toda a carne.

Corte em fatias finas a partir da ponta da carne. Assim, os primeiros pedaços estarão mais bem passados, chegando ao ponto mais próximo do meio da peça

DICA DE HARMONIZAÇÃO

Club Beer Logo

Dado Bier IPA

Para harmonizar a receita deste mês, nossa sugestão é a Dado Bier IPA. Sob o estilo     american india pale ale, essa cerveja se destaca pelo amargor pronunciado e fácil drinkability,         ou seja, a vontade de repetir o gole. As notas de umami da carne, assim como a gordura média         da manteiga, servem de contrapontos ao amargor da cerveja, que auxilia na limpeza da                       untuosidade que fica na boca. Além disso, as notas dulçor do método de cozimento se                                    assemelham as de malte da cerveja, intensificando os sabores e formando um conjunto                                  ainda mais saboroso!

Para mais informações sobre esta e outras cervejas, acesse www.clubeer.com.br

Evino Logo  Rigal The Original Malbec 2014

Uma opção interessante de harmonização para a Colita de Cuadril na Manteiga é o Rigal The Original Malbec 2014. É sabido que a Malbec gera vinhos capazes de harmonizar bem com carnes vermelhas, graças à tradição regional na Argentina em que tanto essa uva, quanto cortes variados de carne bovina, predominam às mesas. No entanto, poucos sabem que a variedade tem origem na França, onde ela dá origem a vinhos tão robustos quanto os argentinos, porém, mais elegantes. É esse equilíbrio que o prato em questão precisa, dada a parcimônia na escolha                de temperos (somente sal e pimenta). Além disso, o vigor tânico da bebida é receptivo a lipídios                 (caso da manteiga), que atuam no sentido de suavizar a sensação de amargor que os taninos                        causam ao palato

                            Para mais informações sobre este e outros vinhos, acesse www.evino.com.br

 

Quer se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro?

Receba dicas, promoções e receitas


Não, já sei tudo sobre churrasco

Obrigado por se cadastrar!

Agora você faz parte da nossa newslleter.