Seleção de Setembro de 2015 – Maminha Wagyu Bassi

O que é o Wagyu? (http://www.wagyu.org.br/)

Wagyu é uma raça bovina originada do Japão. É considerada a carne bovina
mais saborosa e mais cara do mundo.

O gado Bovino foi introduzido no Japão a partir da Ásia, através da península Coreana, por volta do século II com o objetivo de fornecer Tração para o cultivo de arroz. Os primeiros bovinos foram importados para a região de Shikoku. Devido à dificuldade de viagem no terreno montanhoso da região, a posterior migração do gado foi lenta e restrita. O gado tendia a ficar isolado em áreas pequenas e cada área tinha essencialmente uma população fechada.

WagyuO rebanho bovino no Japão ficou oficialmente fechado por mais de 200 anos por meio de um mandato de um shogun que durou de 1635 até 1854. Com a “Restauração Meiji”, em 1868, o governo encorajou a importação de outras raças Européias para a cruza. Cada uma das várias regiões onde se criava gado, preferiam raças distintas, de modo que a variedade regional tornou-se enorme. Em 1910, constatou-se que o cruzamento não havia sido benéfico e, mais uma vez, o rebanho nacional seria fechado para o cruzamento.

“Kobe Beef”
Em 1º de janeiro de 1868, o Porto de Kobe foi aberto pela primeira vez no Japão como porto de comércio internacional. Naquela época, os estrangeiros que apreciaram a carne bovina em Kobe, se surpreenderam com seu maravilhoso sabor e, desde então, é conhecido como “KOBE BEEF”, passando desta forma, a possuir fama internacional, sendo considerado um dos maiores atrativos para visitar o Japão, além de conhecer um país com características peculiares, a oportunidade de poder experimentar o “KOBE BEEF”.

“KOBE BEEF” é obtido de gados especialmente selecionados, alimentação cuidadosamente balanceada e atenção aos mínimos detalhes.

No “KOBE BEEF” a gordura está infiltrada entre as fibras musculares formando desenhos perfeitos a que denominamos de “marmoreio”.

Quando são preparadas, as gorduras do “KOBE BEEF” derretem sobre as fibras musculares passando a suculência e uma ótima sensação ao paladar. Neste momento, o próprio sabor da carne se combina com a gordura que derrete por entre suas fibras, conferindo a maravilhosa característica do delicioso “KOBE BEEF”.

Dicas de preparo: Maminha de Wagyu no Sal Grosso (receita Sociedade da Carne)

Dica de Preparo Setembro WagyuTempere a carne com sal grosso e leve a brasa em fogo forte por 1 minuto de cada lado. Esse procedimento de selar a carne é muito importante para que não perca sucos durante o cozimento.

Depois suba a peça em fogo médio e deixe assar por aproximadamente 10 minutos com a gordura virada para cima. O tempo de preparo dependerá do tamanho da peça.

Vire a carne e deixe assar por mais 5 minutos com a gordura virada para baixo.

Retire o excesso de sal e deixe a peça descansar por 1 minuto antes de servi-la.

Corte em fatias finas começando pelo lado mais estreito da peça.

Agora é só degustar com uma das nossas dicas de harmonização.

Club Beer LogoDica de Harmonização : Brooklyn Brown Ale

Harmonizacao Brooklyn Brown AlePara acompanhar a Maminha de Wagyu no Sal Grosso sugerimos a norte- americana, Brooklyn Brown Ale. As notas tostadas a partir do cozimento, se assemelham às notas de malte da cerveja. O grau de caramelização da carne complementam às da cerveja, intensificando suas semelhanças. E por fim, o álcool um pouco mais elevado, serve como agente cortante da gordura, tornando a próxima garfada mais leve.
Para mais informações sobre esta e outras cervejas, acesse www.clubeer.com.br

 

 

Dica dEvino Logoe Harmonização: Bordeaux Supérieur Château Belle Croix 2011
Com bom equilíbrio, taninos persistentes e aveludados, além de sabores intensos de fruta, este belíssimo exemplar da região de Bordeaux harmoniza muito bem com carnes assadas e grelhadas. Bom apetite!
Para mais informações sobre este e outros vinhos, acesse www.evino.com.brHarmonizacao Bordeaux Supérieur Château Belle Croix 2011

 

Baixe o encarte da seleção de Setembro de 2015

Quer se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro?

Receba dicas, promoções e receitas


Não, já sei tudo sobre churrasco

Obrigado por se cadastrar!

Agora você faz parte da nossa newslleter.