Seleção de Setembro de 2016 – Cowboy Steak

Origem e Característica

Nesse mês de setembro, temos um corte oriundo dos lados do “velho-oeste”. Trata-se do cowboy steak, carne que é muito famosa por ser extremamente suculenta e saborosa. Esse corte é derivado do short rib, que é um pedaço extraído da parte dianteira da costela (rib) do Angus, região essa que é conhecida por ter cortes com muita gordura interna. Por esse motivo, essa carne tem textura e sabor inigualáveis por seu elevado grau de marmoreio, sendo perfeita para preparo em churrascos.

Curiosidade

O cowboy steak foi batizado com esse nome pelo chef especialista em carne Marcus Grossi, que se dedica há mais de 30 anos nesse tema. Também conhecido como bone-in ribeye e rib steak bone-in, o cowboy steak Angus teve seu nome em inglês registrado por Grossi em parceria com o paulista VPJ Alimentos, que é justamente o frigorífico responsável pela carne que é nossa estrela da Seleção de Setembro.

Sugestão de Preparo

Cowboy Steak com falso sorvete de mandioca, molho bernaise de pequi e folhas jovens de beterraba*

Ingredientes (para 4 porções)

  • 4 cowboys steaks
  • Sal e pimenta a gosto
  • 400g de mandioca cozida
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 2 gemas de ovos
  • 200g de manteiga derretida
  • 2 colheres de purê de pequi
  • Folhas jovens de beterraba

Preparo 

  • Para o falso sorvete

Bata a mandioca cozida no mixer até que vire um purê “puxa-puxa”. Acrescente o creme de leite e bata mais. Acerte o sal e coloque em uma forma retangular forrada com plástico filme. Leve no freezer até que endureça.

  • Para o molho de pequi

Bata as gemas e vá acrescentando, bem devagar, a manteiga derretida em fio. A ideia é que ele fique com uma textura de maionese. Quando a manteiga acabar, o molho estará cremoso e firme. Acrescente o pequi, acerte o sal e bata mais um pouco.

  • Para o steak

Tempere os steaks com sal e pimenta do reino. Em uma frigideira quente, coloque um fio de azeite e toste a carne por 5 minutos de cada lado em fogo alto. Para uma carne mal passada, deixe descansar para que os sucos retornem ao centro da carne. Já para uma carne ao ponto, finalize no forno por cerca de 5 minutos.

Montagem

Desenforme o falso sorvete de mandioca e fatie, ou faça bolas com uma colher como se fosse um sorvete. Coloque no prato o molho e em seguida a carne em cubos grandes. Finalize com as folhas de beterraba.

* Receita do chef Gustavo Rigueiral em parceria com o VPJ Alimentos

DICA DE HARMONIZAÇÃO

site__0001_2016_09_koninck

Club Beer Logo

De Koninck Tripel Anvers

Para harmonizar, nossa sugestão é a De Koninck Tripel Anvers, uma cerveja de estilo belgian tripel. Ela se destaca pelas notas de frutas amarelas, condimentadas, amargor moderado e sensação alcoólica pronunciada. As notas de frutas da cerveja e o pequi se assemelham e se intensificam, além do médio amargor e álcool servirem de atenuantes para a gordura importante do prato, permitindo que a próxima garfada seja mais leve.

Para mais informações sobre esta e outras cervejas, acesse www.clubeer.com.br

 

leyda-chardonnay-sociedade-da-carneEvino Logo  Leyda Reserva Chardonnay 2015

Por mais inusitado que pareça, o par ideal para este prato é um vinho branco. Explicamos: muitas vezes, a carne vermelha traz uma estrutura fibrosa que, em conjunto com o vigor tânico, pode resultar numa sensação excessivamente “dura” na boca. A presença da gordura no corte do steak pede bebidas com uma acidez capaz de dar conta desse preenchimento na boca, varrendo devidamente o palato e deixando-o pronto para a próxima garfada. É o caso do Leyda Reserva Chardonnay 2015, que ainda promete harmonizar por congruência com os toques lácteos do sorvete, dada a fermentação malolática que, ao longo da vinificação, lhe conferiu essas mesmas características.

Para mais informações sobre este e outro svinhos, acesse www.evino.com.br

Baixe o encarte da seleção de Setembro de 2016

Quer se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro?

Receba dicas, promoções e receitas


Não, já sei tudo sobre churrasco

Obrigado por se cadastrar!

Agora você faz parte da nossa newslleter.