Seleção Junho de 2017 – T-Bone Steak de Angus

Origem e Característica

T-Bone Steak de Angus é a Seleção de Junho da Sociedade da Carne.
O T-Bone é retirado da parte central lombar do boi por meio de um corte transversal que deixa exposto o osso da vértebra, cujo formato lembra a letra “T”. O osso separa dois tipos de cortes: o contrafilé e o filé-mignon e explica o nome da carne que é muito consumida nos Estados Unidos.

Curiosidade

O T-Bone Steak de Angus é muito confundido com o Porterhouse. Mas os cortes são oriundos de regiões diferentes do boi: o Porterhouse é retirado da extremidade do lombo, na parte traseira, onde termina a alcatra. Já o T-bone, é retirado da parte central.  Além disso, o Porterhouse apresenta a parte do filé-mignon maior, e seu contrafilé contém um pedaço de alcatra. Por outro lado, no T-bone, o contrafilé é mais suculento.

Sugestão de Preparo

T-Bone Steak na Brasa Forte:

Preparo:

  • Acenda o carvão e deixe pegar bem até que fique com uma brasa bem forte.
  • Coloque a grelha a 20cm da brasa para começar a esquentar. A ideia é deixar a marca da grelha na carne!
  • Pincele o Steak com azeite de oliva, que além de dar um sabor especial, evita que a carne grude na grelha.
  • Tempere o T-bone com sal triturado e pimenta do reino moída na hora. Uma dica é fazer um corte superficial bem rente ao osso, para que a carne absorva melhor os temperos.
  • Leve ao fogo e aperte o bife contra a grelha para que toda superfície seja grelhada por igual. A brasa deve estar bem forte para que a carne fique tostada por fora e suculenta por dentro.
  • Deixe assar por aproximadamente 5 minutos de cada lado. Lembre-se que quando os sucos da carne começarem a transpirar, está na hora de virar o Steak.
  • Retire do fogo e deixe o T-bone descansar por dois minutos.
  • Com uma faca de ponta mais fina, separe o file mignon e o bife de chorizo do osso.

Agora é só fatiar e servir aos seus convidados!

DICA DE HARMONIZAÇÃO

Club Beer Logo

Weihenstephaner Kristalbock

Para acompanhar o T-Bone Steak, a nossa sugestão é a Weihenstephaner Kristalbock, trazida exclusivamente para os nossos associados. De estilo weizenbock, essa cerveja alemã apresenta notas agradáveis de dulçor que se assemelham à carne, além do álcool pronunciado e o sabor umami que contrastam à gordura e intensidade do steak! Uma excelente combinação.

Para mais informações sobre esta e outras cervejas, acesse www.clubeer.com.br

 Humberto Barberis Edición Limitada 2016

 Originário da região de Mendoza (Argentina), o vinho Humberto Barberis contém 100% Malbec e seu produtor é Bodegas Barberis. Apresenta 13,5% de volume de álcool e maturação de 10 meses de crianza em barris de carvalho, 80% franceses e 20% americanos. Caracteriza-se pelas primeiras notas de cereja madura, com lembrança de morangos e elegantes notas de especiarias e baunilha, procedentes da crianza em barril, com final delicioso lembrando moka.

Para mais informações sobre esta e outras cervejas, acesse www.sociedadedamesa.com.br

Quer se tornar um verdadeiro mestre churrasqueiro?

Receba dicas, promoções e receitas


Não, já sei tudo sobre churrasco

Obrigado por se cadastrar!

Agora você faz parte da nossa newslleter.